segunda-feira, 31 de março de 2014

Águas de Joinville lança 8ª edição do Concurso Teatral Água para Sempre

As crianças aprendem na escola sobre o rio Amazonas, o São Francisco, até o rio Nilo. Mas qual o nome daquele rio perto de casa? E aquele córrego, que passa debaixo da ponte no caminho para a escola, de onde vem e para onde vai? Como cuidar melhor dele? Levantar essas questões e lançar um novo olhar sobre o rio que está presente no dia a dia é o objetivo do Concurso Teatral Água para Sempre deste ano, que será lançado nesta terça-feira, 1º de abril, às 9 horas no teatro Juarez Machado.

Com o tema “Meu vizinho é um rio”, a 8ª edição do concurso traz um novo desafio a alunos da rede municipal de ensino: criar uma peça de teatro que trate da relação das pessoas com o rio que atravessa a comunidade, e seu papel na missão de preservá-lo. “A proposta é que as crianças conheçam a história e as características do rio que passa pelo bairro onde moram, ou nas unidades escolares em que estudam, e reflitam sobre o que podem fazer para cuidar desse bem natural”, afirma a pedagoga Wanessa Magalhães Brondani, coordenadora da educação socioambiental da Águas de Joinville.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 1º de abril a 16 de maio pelo e-mail concursodeteatro@aguasdejoinville.com.br ou pelo site www.concursoteatral.com.br. Nesta edição haverá três categorias: A (CEI - maternal II, 1º e 2º períodos), B (ensino fundamental – 1º ao 5º ano) e C (ensino fundamental – 6º ao 9º ano).

A semana de eliminatórias será em agosto, e a grande final será realizada em setembro. O Concurso Teatral Água para Sempre é uma realização da Companhia Águas de Joinville em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Concurso Teatral Água para Sempre 2014

Desde que surgiu, em 2006, o concurso busca mobilizar CEIs e escolas municipais para que os alunos reflitam sobre a importância da relação harmônica entre os seres humanos e o meio ambiente. As crianças são sensibilizadas pela arte teatral e motivadas a pensar sobre sustentabilidade e, consequentemente, passam a sensibilizar a comunidade também, promovendo uma mudança de comportamento.

A avaliação da comissão julgadora leva em conta, além da apresentação final da peça, a qualidade dos trabalhos que são desenvolvidos em aula, durante o processo de criação. Serão selecionadas três peças vencedoras por categoria, com prêmios para a escola, coordenadores e alunos participantes.

Para os alunos vencedores da categoria A, o prêmio é uma tarde em uma casa de festa infantil e, para as categorias B e C, um passeio ao Beto Carrero World. Os coordenadores ganham um tablet cada um e as escolas campeãs, dependendo da categoria, serão premiadas com um computador, um notebook ou uma TV 40”.

Cronograma

• Inscrições: de 1º de abril a 16 de maio
• Publicação de projetos e portfólios: até o dia 22 de agosto de 2014
• Seleção: 25 a 29 de agosto de 2014
• Tarde dos campeões: setembro de 2014

Para mais informações:

Fonte: Prefeitura de Joinville / Foto: Divulgação Águas de Joinville

Nenhum comentário: