Ter que utilizar a SC 413, a Rodovia do Arroz, para transportar máquinas e escoar a produção tem complicado o dia a dia dos mais de 100 produtores do bairro Vila Nova. A rotina seria mais fácil se eles pudessem trafegar prioritariamente pela Estrada Blumenau, mas como a ponte coberta Alfonso Altrak só suporta o peso de até dez toneladas os produtores precisam fazer um retorno de cerca de 12 quilômetros pela rodovia para trabalhar do outro lado do Rio Piraí. Nas últimas semanas a Amaesb (Associação de Moradores e Amigos da Estrada do Sul e Blumenau) pediu ao prefeito Udo Döhler a construção de uma ponte de concreto paralela à ponte de madeira.
Por meio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville, o Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) informou que fará o projeto da nova estrutura. Depois de projetada a ponte deverá ser incluída no orçamento da Prefeitura, que deverá buscar financiamento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou com o Ministério do Turismo para instalá-la. Elvis Laffin, 36 anos, um dos principais produtores de arroz da Estrada Blumenau, afirma que toda vez que colocam o maquinário na rodovia os agricultores se arriscam. “O tráfego fica mais lento, é perigoso, e tem que ter a escolta da Polícia Rodoviária Estadual”, detalha.
O pedido de uma nova ponte é repetido ao poder público há mais de 20 anos e, segundo Elvis, foi reforçado após as enxurradas de 2008. “A ponte ficou sem as cabeceiras por mais de um ano. Depois foi pedido que ela fosse feita de concreto porque essa é de madeira e só suporta dez toneladas. Dez toneladas têm um caminhão vazio. Um caminhão carregado tem 25 toneladas e não passa ali”, acrescenta Elvis. Ainda de acordo com Elvis, até os implementos dos tratores não podem ser transportados pela ponte por causa da largura reduzida. “Construindo outra ponte até o pessoal que mora na rodovia pode usar a estrada para fugir do tráfego. Transitar por lá com uma colheitadeira é complicado”, analisa.
História de 127 anos
Construída em 1886, reconstruída anos depois, reformada em 1936 e tombada como patrimônio histórico municipal em 2005 a ponte de madeira coberta Alfonso Altrak está localizada no KM 5 da Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova. De acordo com Vanessa Macoppi, primeira secretária da Amaesb (Associação de Moradores e Amigos da Estrada do Sul e Blumenau), é possível continuar valorizando o turismo rural mantendo a estrutura tombada, mas também é necessário dar uma atenção aos produtores da região. “Precisa de uma ponte que suporte o escoamento da produção porque essa já não dá mais conta. Hoje eles têm que dar uma volta de 12 quilômetros só para chegar do outro lado do rio”, reforça. Valério Schiochet, presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, afirma que mais de 100 produtores da região (a maior parte produz arroz) poderiam encurtar o caminho pela Estrada Blumenau. “É difícil de rodar na rodovia com o maquinário pesado. Tem que comunicar a Polícia Rodoviária Estadual, pedir escolta e depender de agendar horários”, completa.
Por meio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville, o Ippuj (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) informou que fará o projeto da nova estrutura. Depois de projetada a ponte deverá ser incluída no orçamento da Prefeitura, que deverá buscar financiamento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou com o Ministério do Turismo para instalá-la. Elvis Laffin, 36 anos, um dos principais produtores de arroz da Estrada Blumenau, afirma que toda vez que colocam o maquinário na rodovia os agricultores se arriscam. “O tráfego fica mais lento, é perigoso, e tem que ter a escolta da Polícia Rodoviária Estadual”, detalha.
O pedido de uma nova ponte é repetido ao poder público há mais de 20 anos e, segundo Elvis, foi reforçado após as enxurradas de 2008. “A ponte ficou sem as cabeceiras por mais de um ano. Depois foi pedido que ela fosse feita de concreto porque essa é de madeira e só suporta dez toneladas. Dez toneladas têm um caminhão vazio. Um caminhão carregado tem 25 toneladas e não passa ali”, acrescenta Elvis. Ainda de acordo com Elvis, até os implementos dos tratores não podem ser transportados pela ponte por causa da largura reduzida. “Construindo outra ponte até o pessoal que mora na rodovia pode usar a estrada para fugir do tráfego. Transitar por lá com uma colheitadeira é complicado”, analisa.
História de 127 anos
Construída em 1886, reconstruída anos depois, reformada em 1936 e tombada como patrimônio histórico municipal em 2005 a ponte de madeira coberta Alfonso Altrak está localizada no KM 5 da Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova. De acordo com Vanessa Macoppi, primeira secretária da Amaesb (Associação de Moradores e Amigos da Estrada do Sul e Blumenau), é possível continuar valorizando o turismo rural mantendo a estrutura tombada, mas também é necessário dar uma atenção aos produtores da região. “Precisa de uma ponte que suporte o escoamento da produção porque essa já não dá mais conta. Hoje eles têm que dar uma volta de 12 quilômetros só para chegar do outro lado do rio”, reforça. Valério Schiochet, presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, afirma que mais de 100 produtores da região (a maior parte produz arroz) poderiam encurtar o caminho pela Estrada Blumenau. “É difícil de rodar na rodovia com o maquinário pesado. Tem que comunicar a Polícia Rodoviária Estadual, pedir escolta e depender de agendar horários”, completa.
Fonte: Notícias do Dia. Texto de Rosana Rosar
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