quarta-feira, 9 de abril de 2014

Campanha de vacinação contra HPV encerra nesta quinta (10)


Ainda restam dois dias para que pais ou responsáveis levem as filhas de 11 a 13 anos para tomar a vacina contra o HPV. A campanha encerra nesta sexta-feira (10). Até o início da semana 9.228 doses foram ministradas, representando 69,65% do público total. A Secretaria da Saúde pretende alcançar a meta de 80% de cobertura. Para isso, incentiva as famílias que ainda não vacinaram as meninas a comparecerem numa das unidades de saúde da rede municipal, munidos da carteira da vacinação.

Jeane Regina Vanzuiten Vieira, Gerente da Unidade de Vigilância em Saúde, informa que Pirabeiraba é a regional que apresenta os melhores índices de cobertura, com 88%. Depois vem a regional do Aventureiro, com 79%. “As regionais onde precisamos intensificar a campanha são a do Jarivatuba (60%), Vila Nova (62%) e Costa e Silva (62%)”, alertou. Jeane lembra da importância dos pais levarem a carteira de vacinação dos filhos, “porque muitas crianças chegaram sem a carteira e não puderam ser vacinadas”.

A campanha de vacinação de meninas da faixa etária dos 11 a 13 contra o HPV, vírus que provoca o câncer de colo de útero, termina nesta sexta, mas as crianças que vierem a completar 11 anos podem procurar os postos para receber a vacina. “Da mesma forma as meninas que saírem da faixa etária dos 11 aos 13 não poderão mais ser imunizadas”, explica Jeane.

A enfermeira responsável pelo setor de imunização da Saúde de Joinville, Maria Goreti de Lara Cardoso, explica que essa campanha, iniciada no dia 10 de março, representa a implantação de um programa permanente de vacinação. “Em termos práticos, podemos dizer que a vacinação sairá das escolas e ficará em caráter permanente nas 54 Unidades Básicas de Saúde de todos os bairros”, explica Maria Goreti.
A gerente da Unidade de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, explica que a proposta do Ministério da Saúde é atender as meninas que não iniciaram a atividade sexual e que não tiveram câncer, numa ação de prevenção futura. “Nessa idade a efetividade da vacina é bem maior e vai proteger nossas meninas e futuras mulheres contra o câncer de colo de útero”, reforça Jeane Vieira.

O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença.
Em 2013, o Instituto Nacional do Câncer registrou o surgimento de 17.540 novos casos.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: