segunda-feira, 28 de abril de 2014

Agentes de Saúde iniciam visitas para atualizar fila de espera

A Secretaria da Saúde iniciou nesta segunda-feira as visitas domiciliares para atualizar a lista de espera na saúde em Joinville. Atualmente 109 mil pessoas estão no cadastro.
 
O trabalho começou pelas unidades de Pirabeiraba e Centro e vai se estender para toda a rede municipal no decorrer da semana. A expectativa é de concluir o recadastramento em pelo menos dois meses. O objetivo do trabalho é disponibilizar uma listagem real da quantidade de pessoas que aguardam consultas, exames e procedimentos cirúrgicos na rede municipal de saúde. Participam do processo 530 agentes comunitários de saúde.
 “As ações serão realizadas em três procedimentos”, disse Vanessa Cardoso Pacheco, coordenadora dos agentes de saúde. No primeiro, os agentes trabalharão exclusivamente em suas microáreas. Na segunda fase, alguns serão remanejados para dar apoio em outras microáreas e na terceira ação serão montadas equipes de agentes para atuar em Unidades Básicas de Saúde onde não existem agentes comunitários, como as dos bairros Floresta, Bucarein, Aventureiro 1, Saguaçu, Jardim Iririú e Comasa.
 Nas visitas, os agentes de saúde procuram saber da situação atual de cada morador. “Às vezes o paciente não precisa mais do atendimento ou já buscou o serviço na rede particular”, exemplifica Flávia Wanda Marthi , coordenadora da Regional Centro de saúde, que abrange as unidades dos bairros São Marcos, Nova Brasília e Morro do Meio.
 
Ao final de cada visita, o agente irá elaborar duas fichas de confirmação de dados. Uma será enviada para o Setor de Regulação da Secretaria da Saúde e outra servirá de base para atualização do prontuário do paciente. Os agentes estarão trajados com o colete e identificação.

 Passo a passo

1) Ao chegar na residência, o agente esclarece o objetivo da visita
2) Atualiza dados como nome, data nascimento, endereço, RG, Cartão SUS
3) Informa ao usuário para quais atendimentos está aguardando na fila
4) Avalia a necessidade de continuar na fila
5) Usuário confere dados e assina a ficha de visita
6) Fichas são entregues pelo agente na Regional de Saúde


Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogério da Silva / Secom

Nenhum comentário: