segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alerta sobre riscos de deslizamentos em Joinville

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Civil recebeu alerta do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) sobre a possibilidade de deslizamentos em Joinville.

Segundo o Cemaden, o cenário de risco de movimentos de massa no município está associado  com  a  ocupação da população em taludes de corte e aterro em áreas de risco geológico a deslizamentos de encostas.

Esta situação, associada à precipitação incidente e previsão de continuidade da chuva nas próximas horas, propicia um cenário de risco moderado para ocorrências de deslizamento induzido.

A atenção prioritária é para as áreas de risco alto e muito alto, onde, de acordo com estimativa do Cemaden, 1.682 pessoas e 356 moradias estão expostas ao risco de movimentos de massa.

A Defesa Civil de Joinville  é orientada a observar e  registrar feições de instabilidade,  tais   como: trincas e rachaduras em edificações e nos terrenos, degraus de abatimento no solo e muros embarrigados, que possam indicar mudanças nas condições de estabilidade e potencial de ocorrência de deslizamento.

Além do monitoramento destas áreas, a Defesa Civil de Joinville dedicou atenção especial na manhã desta segunda-feira (22/0o7) à região dos bairros Nova Brasília e Morro do Meio.
Na rua Willy Tilp, no Nova Brasília, foi registrado alagamento no final da rua. O rio Águas Vermelhas, no Morro do Meio, apresentou elevação de nível, quase invadindo o leito da rua Minas Gerais.

A Defesa Civil informa que desde sexta-feira choveu 105,6 milímetros em Joinville. Os casos de emergência devem ser comunicados à Defesa Civil (telefone 199 ou 8433-6599) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: