sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comissão de regularização fundiária inicia atividades

A Secretaria de Habitação promove segunda-feira (8), às 10h, o 1º Encontro da Comissão de Regularização Fundiária, na sala de reuniões da Secretaria. Participam os membros titulares e suplentes nomeados pelo Decreto Municipal nº 20.254, de 13 de março de 2013.

O secretário Fabio Dalonso acredita que este trabalho vai ter agilidade visto que é uma das prioridades da atual gestão municipal. “Temos muitas famílias com suas casas em situações de ilegalidade. Queremos dar celeridade a este processo para o maior número possível de famílias”, adianta.Integram a Comissão de Regularização Fundiária: Presidente José Luiz Teodoro; Théo Guardiano e Divaldo Marcon (Habitação); Giovani Padilha e Tâmara Bettoni (Seinfra); Tatiana de Miranda e Wilibaldo de Souza (Fundema); Murilo Teixeira de Carvalho e Osmar Silivi Júnior (IPPUJ). 

De acordo com o Decreto nº 16.118, de 6 de novembro de 2009, que criou a comissão, são atribuições: fixar prioridades para a regularização de áreas; verificar e atestar a irreversibilidade das ocupações nas áreas objeto de regularização fundiária; identificar loteamentos clandestinos e irregulares bem como notificar o proprietário da área que fez o parcelamento; produzir as instruções normativas para o encaminhamento dos processos de regularização; realizar análise da viabilidade técnica e expedir concordância para o ato de regularização; solicitar registro do parcelamento no Cartório Imobiliário; propor a criação de Setores Especiais de Interesse Social para as áreas em regularização e novos empreendimentos entre outras atribuições.

O trabalho de regularização fundiária é feito permanentemente pela Secretaria de Habitação, porém com a instituição da comissão a tendência é agilizar os processos. Também está em curso a adesão ao programa Lar Legal Para tanto, o secretário Fabio Dalonso esteve em audiência dia 13 de março com o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva, para obter detalhes da adesão ao Plano Estadual para Regularização Fundiária – Projeto Lar Legal. Fonte: Prefeitura de Joinville

Um comentário:

Tarciso Jannig disse...

Isso mesmo! os proprietários e ou herdeiros de terrenos que foram fracionados e vendidos de forma ilegal, precisam ser responsabilizados pelo poder público! Somente em última hipótese é que a sociedade deve assumir esse ônus.