quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Ponte Afonso Altrack, na Estrada Blumenau, é interditada pela Defesa Civil

A ponte Afonso Altrack, localizada na Estrada Blumenau sobre o rio Piraí, na região rural do bairro Vila Nova, foi interditada na manhã desta quinta-feira pela Defesa Civil de Joinville. A interdição ocorreu após parte da estrutura de madeira da ponte ceder e comprometer a segurança da passagem. As alternativas para a população e para o transporte coletivo são os desvios pela Estrada Laffin e pela Estrada Dedo Grosso. 

Aproximadamente às 6h30 desta quinta-feira um morador vizinho da ponte ouviu o barulho de madeira caindo. O fato foi registrado por câmera de segurança instalada na casa. No momento não havia pessoas ou veículos trafegando. "Poucos minutos antes ainda passou o ônibus que faz a linha Estrada Blumenau", contou um dos moradores. 

Técnicos da Prefeitura e da Defesa Civil logo chegaram e isolaram a área. Foi realizada vistoria para verificar os danos a fim de orientar as equipes de manutenção. "A previsão é de que durante o mês de fevereiro a reforma seja concluída. Vamos conferir a disponibilidade de materiais para dar início à manutenção", disse o engenheiro Emerson, da Seinfra. 

Ponte de concreto

Desde 2016 a Asssociação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau reivindica a construção de uma nova ponte de concreto. O caso foi levado para a Prefeitura e para discussão nas Comissões de Urbanismo e Agricultura na Câmara de Vereadores pelo vereador Adilson Girardi, que também é morador do Vila Nova. 

"Havia o impasse de que a ponte era tombada pelo patrimônio histórico. Mas isso foi superado e o projeto da nova ponte foi elaborado e hoje está pronto. O que precisa agora é a Prefeitura captar os recursos para licitar a obra", disse Girardi. 

Além de ser uma estrada intermunicipal, que liga Joinville a Schroeder, a Estrada Blumenau serve para o escoamento da produção de arroz, com caminhões e maquinários, cujo tráfego não é permitido na Rodovia do Arroz. 

Foto: João Tadeu Moreira. 

Nenhum comentário: