A dragagem do rio Águas Vermelhas, embora ainda não concluída, já mostra os primeiros sinais de sua eficácia. As fortes chuvas de dezembro, que alagaram o centro e vários bairros da cidade, desta vez não atingiram as regiões do Vila Nova próximas ao rio. Lugares que constantemente alagavam, como nas laterais da rua Bento Torquato da Rocha, escaparam ilesos, inclusive sem água nas ruas. É claro que a região convive com o risco de enchentes, pois está situada num local mapeado pela Prefeitura como mancha de inundação, mas a dragagem já está trazendo bons resultados.
Mercados
A inauguração de dois novos mercados no bairro trouxe benefícios para os moradores da região. A competitividade nos preços é o que mais atrai os consumidores. Mas há outros fatores de melhoria. Um deles é a diminuição das filas em todos os outros supermercados. A variedade de produtos também anima os clientes. Mais uma vantagem para o Vila Nova é a oportunidade de empregos. Por fim, a chegada de mais concorrentes fez com que as demais lojas implementassem reformas e promoções.
A empreiteira que executa as pavimentações nas ruas em volta da UBSF Dagoberto Campos alcançou em dezembro a rua Alberto Vinci. No pacote, que prevê obras em quatro ruas, as vias Arthur Hille e Sérgio Geraldo Rieper também já receberam o pavimento. A última rua a receber o asfalto será a Sebastião Jonck, que neste início de ano tem obras de estruturação. Além do pavimento, as vias também vão receber as calçadas, tudo por conta do contrato com a Prefeitura. As obras priorizaram os trechos por onde passa a linha do transporte coletivo.
BID
Já as obras de drenagem e pavimentação com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento estão em todas as laterais da Bento Torquato da Rocha. A previsão da empreiteira era concluir estas vias até o final de dezembro. Devido às chuvas e às dificuldades com a contratação de mão-de-obra, o cronograma não pode ser cumprido. Na sequência as obras avançam para a região do Loteamento Parque XV de Novembro. O contrato prevê obras em 64 ruas do bairro, com ações durante três anos (2024 a 2026). No projeto consta também a construção de duas grandes praças de lazer.
Textos: Adilson Girardi. Fotos: Divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário