segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Vila Nova tem seis ruas em processo de pavimentação comunitária

Moradores de seis ruas do bairro Vila Nova se mobilizam para conseguir adesão para a pavimentação comunitária. As ruas Ceará, Denizart Peixoto, Leopoldo Schramm, Jacob Moser e Pascoal Felippe já fecharam uma lista de adesão e aguardam manifestação da Secretaria de Infraestrutura sobre a viabilidade das obras. Na rua Elário Gastão Baumer os moradores finalizam a lista de adesão para posterior entrega na Unidade Regional de Obras, antiga Subprefeitura. 

Pelo processo de pavimentação comunitária mais de 100 trechos de vias foram pavimentados nos últimos seis anos no bairro. Com a mudança nas regras implementada pela atual gestão municipal os processos ficaram centralizados na Secretaria de Infraestrutura. Houve avanços na forma de contratação das empresas, agora por credenciamento, e também na execução dos projetos executivos. 

Pelo processo comunitário, a Prefeitura absorve em média 70% dos custos com a obra. Os outros 30%, que representam o custo das lajotas e mão-de-obra, ficam por conta do moradores, com valores que variam de acordo com a metragem de testada de cada lote. Os pagamentos podem ser parcelados no mínimo em 12 vezes e a negociação é realizada diretamente com a empreiteira escolhida pelos moradores dentre as credenciadas. 

O principal entrave ainda é a adesão de 100% dos moradores. Projeto de lei do vereador Adilson Girardi, com assinatura de outros 15 vereadores, propõe baixar para 90% a adesão e ainda isentar a faixa de moradores com renda mínima cadastrados no CRAS. O projeto tramita na Comissão de Legislação da Câmara e se aprovado ainda passa pela Comissão de Urbanismo antes de ir à votação em plenário. 



Nenhum comentário: