quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Reunião da Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau vai abordar ETA Piraí Sul

A Associação de Moradores da Estrada do Sul e Blumenau promove reunião nesta quinta-feira, às 19 horas, na sede do Banespinha, para ouvir apresentação da Companhia Águas de Joinville sobre a implantação da Estação de Tratamento de Água Piraí Sul. Membros da Associação de Moradores da Estrada dos Morros também foram convidados para participar.

O objetivo da apresentação é informar os moradores, principalmentes os agricultores da área da rizicultura, a respeito de como será o projeto de implantação e se este vai causar algum impacto para os produtores rurais.

Atualmente, o rio Piraí é um dos principais fornecedores de água para as arrozeiras. "A água passa pelas plantações por meio de valas de irrigação e depois volta para o mesmo rio", explica Marcos Trapp, presidente da Amesb.

O projeto Sistema Piraí Sul é amplo e envolve diversas etapas, que vão desde a implantação de redes de água até a construção da estação de tratamento de água. "Nós estamos acompanhando as etapas de implantação e sugerimos a discussão no âmbito da comunidade", afirmou o vereador Adilson Girardi.

"Queremos saber se haverá algum tipo de impacto para os agricultores, que utilizam e dependem do fornecimento da água há muitos anos para suas plantações", alertou Vanessa Macoppi, secretária da Associação.

A previsão de finalização dessa parte da obra, com a implantação da adutora, é para o segundo semestre do ano que vem. Também está previsto para 2024 o início da obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí Sul, cuja localização será na região da rua Fernão André Gomes, uma lateral da BR 101 nas proximidades do Eixo de Acesso Sul.

Hoje, Joinville tem duas estações de tratamento de água: a ETA Cubatão, que abastece 75% da cidade, e a ETA Piraí, que abastece 25%. A proposta da ETA Piraí Sul é atender alguns bairros da região Sul de Joinville.

Foto: Maquete da ETA Piraí Sul

Nenhum comentário: