segunda-feira, 17 de abril de 2023

Projeto social para pessoas com deficiência completa 20 anos

Em uma propriedade rural em meio à natureza exuberante do Piraí, distante 20 km do centro da cidade, se reúne pelo menos uma vez por mês um grupo de pessoas com deficiência. Eles participam do dia de confraternização  no chamado Sítio dos Cadeirantes, local onde se encontram para conversar, jogar dominó, rever amigos. O projeto é desenvolvido há 20 anos pelo agricultor Elói Moloiés, que oferece almoço e café da tarde com a ajuda de voluntários. 

"Aqui as pessoas se sentem iguais", diz Elói. O filho, Marciano, é um dos que ajudam a preparar o encontro. No domingo ele comandava uma das panelas no preparo do almoço. Nicolau, militar da reserva e morador do Vila Nova, também está no projeto desde o início. Antes do almoço, Elói realiza uma pequena palestra, com base na palavra de Deus, para motivação espiritual dos participantes. 

Entre os visitantes, pessoas do Vila Nova, Morro do Meio, Floresta, Jardim Paraíso, Glória, Paranaguamirim. O transporte eficiente traz o grupo pela manhã e retorna no fim da tarde. Uma atração à parte, além das atividades no sítio, é o conjunto da paisagem rural, cujo trajeto percorre as Estradas Comprida, Serrinha,  Salto 1, passando em diversos pontos pelo rio Piraí, com a cachoeira na montanha como pano de fundo. 

Para o futuro, Elói projeta um caminho com acessibilidade para que todos possam chegar até o rio Piraí, que corre do outro lado da rua do sítio. 

Foto: Adilson Girardi

Nenhum comentário: