sexta-feira, 28 de abril de 2023

Escolas e CEIs particulares também querem segurança

O episódio ocorrido em Blumenau no início de abril acendeu a luz de alerta em escolas e CEIs de todo o Estado. Ações foram e são desencadeadas todos os dias para melhorar a segurança nas instituições. As intervenções ocorrem principalmente nas redes públicas municipal e estadual. Mas escolas e CEIs particulares também querem ajuda. 

O governo estadual aprovou lei na Assembleia Legislativa para contratar policiais militares da reserva para atuar nas escolas estaduais. A Prefeitura de Joinville também iniciou ações. Entre elas um mutirão para melhorar e aumentar os muros das unidades, ampliar a quantidade de rondas pela Guarda Municipal, instruir diretores e professores a respeito de ações de segurança dentro dos estabelecimentos escolares, entre outros. 

Na rede particular, inclusive nas unidades conveniadas com o Município, há necessidade de intervenção dos governos, tanto estadual como municipal. A maioria delas não dispõe de recursos para contratar seguranças armados ou outros sistemas mais complexos. Também não é possível repassar esse custo aos pais, que buscam na rede uma opção à falta de vagas no setor público. 

"A comunidade escolar está com medo. É preciso intensificar ações de segurança o mais rápido possível", disse o vereador Adilson Girardi, que tem se reunido em unidades particulares para ouvir as demandas. O vereador inclusive está elaborando projeto de lei para que as unidades particulares que atuam em convênio com a Prefeitura sejam dotadas da mesma segurança oferecida às unidades públicas. 

"Para as demais unidades particulares, já encaminhados ofício ao prefeito municipal para que faça convênio com o governo do Estado a fim de levar a segurança para todos", explica. 

Foto: Rodrigo Bertoldi. 

Nenhum comentário: