quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Rio Águas Vermelhas recebe limpeza manual em alguns trechos

A limpeza do rio Águas Vermelhas, no bairro Vila Nova, vem sendo executada de forma manual em alguns trechos. Segundo a equipe de drenagem da Prefeitura, há pontos onde as máquinas não conseguem adentrar. São os chamados pontos confinados, locais onde há construções em praticamente os dois lados do leito do rio. Este tipo de trabalho ocorre entre as ruas Leopoldo Beninca e Rolando Gurske, proximidades da Escola Arinor Vogelsanger. 

O engenheiro Fábio, coordenador de drenagem da Prefeitura, explica que após esta etapa de limpeza manual, iniciam os trabalhos de limpeza nos trechos abertos, ond, entre os bairros Vila Nova, Nova Brasília e Morro do Meio, e serão destinadas máquinas para remover os entulhos do rio, facilitando o escoamento das águas. 

A próxima ação prevista e planejada em reunião com a comunidade é a realização de um diagnóstico para identificar pontos que precisam de intervenção para diminuir impactos dos alagamentos. "São ações paliativas, mas que podem dar bom resultado, pelo menos até que seja realizada a dragagem do rio", disse o vereador Adilson Girardi, que intermediou a conversa dos moradores com a Prefeitura. 

Dragagem

A Prefeitura também trabalha com o projeto para realizar a dragagem do Águas Vermelhas, em toda sua extensão. O processo se encontra em fase de elaboração do edital de licitação. Uma das etapas mais demoradas e burocráticas, que é o licenciamento ambiental, já foi superada. Outro fator positivo é a disponibilidade de recursos. A obra será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e prevê um aporte de R$ 50 milhões. 

Foto: Fernando Constantino.

Nenhum comentário: