A precariedade das condições das calçadas em Joinville, e a falta delas, bem como questões de acessibilidade, serão tema de reunião a ser realizada dia 2 de março, às 15 horas, na comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville. A proposta é do vereador Adilson Girardi, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores que compõem a comissão.
Em sua justificativa, Girardi comenta que nas diversas visitas que realiza na cidade através de seu Gabinete nos Bairros percebeu a quantidade de terrenos localizados em ruas pavimentadas que não possuem calçada ou têm os passeios com condições precárias. “São imóveis públicos e particulares que por sua condição acabam prejudicando a acessibilidade dos pedestres, principalmente aqueles que têm mais dificuldade de locomoção, como pessoas com deficiência e idosos”, explicou.
O vereador categoriza algumas situações que precisam ser discutidas com o poder público para que haja solução. Entre elas a inexistência da calçada, os passeios em más condições, calçadas fora do padrão de acessibilidade, obstáculos nas calçadas e nas cercas e muros, a padronização das guias para pessoas com deficiência visual, os imóveis públicos, entre outros. “Queremos também discutir uma proposta de credenciamento de empresas para a construção de calçadas, como ocorre hoje com a pavimentação comunitária”, completou.
Foram convidados para a reunião representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Associação dos Deficientes Físicos de Joinville, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Associação dos Deficientes Visuais e comunidade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário