segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Conselho promove atividades virtuais durante a Semana Municipal do Idoso

Para celebrar a Semana Municipal do Idoso em Joinville, uma programação foi preparada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMDI), com palestras, atividades físicas e de memorização, além de apresentações culturais. As atividades serão transmitidas no canal do conselho no YouTube (bit.ly/YoutubeCOMDIJlle), nos dias 28/9 e 1º/10 e são abertas a toda a comunidade, especialmente aos idosos, que podem participar virtualmente.

O objetivo é estimular a prática de atividades físicas e mentais, conscientizar o idoso de sua importância como fonte de experiências e reforçar a necessidade da inclusão social desta parcela da população.

Na terça-feira (28/9), a partir das 14h, haverá uma palestra sobre envelhecimento ativo e saudável com o geriatra Cassiano Gonçalves Ucker. Na sequência, idosos poderão participar de atividades físicas com a professora de Educação Física Odete da Silva. Logo em seguida, o grupo social do SESC realiza atividades de memorização. A programação segue com Edgard Schatzmann que vai declamar poemas e Bela Kindermann que vai realizar uma contação de histórias. O voluntário Edu Celso Ramos de Oliveira vai apresentar suas artes. O dia termina com apresentação de músicas da Jovem Guarda.

No Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º/10, a programação começa às 14h com a palestra sobre como envelhecer com qualidade de vida. Em seguida, será a vez da esteticista Dirléia Casagrande dos Santos falar sobre cuidados com a pele. A próxima atividade vai ser um bate papo sobre felicidade com a psicóloga Estelita Rodrigues da Silva Magalhães e com o terapeuta holístico Emanuel Delgado Magalhães. Depois, começam as atrações culturais, com apresentação de bandoneon com Renato Gaulke entre outras atrações. Para finalizar, Garga e Augusto Nass apresentam músicas autorais.

“Contamos com a participação virtual dos idosos de Joinville, assim como de toda a população. É importante lembrar que o idoso deve ser o protagonista da sua história”, comenta Crystiane Tesseroli da Silva Castelen, terapeuta ocupacional e presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

O Dia do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas ao envelhecimento e à necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

“Com o aumento da população idosa no mundo, aumentam também os desafios para superar a falta de respeito e discriminação com os idosos. Podemos citar assuntos importantes nas pautas de discussões como o acesso à saúde e à educação, a participação ativa dos idosos na sociedade, o combate ao abuso, à negligência, violência e maus tratos, além da inserção do idoso no mercado de trabalho”, afirma Crystiane.

Fonte: Prefeitura de Joinville/SECOM

Nenhum comentário: