segunda-feira, 8 de maio de 2017

Cultivo de palmeiras para produção de palmito é tema de seminário em Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDRural), e a Epagri Joinville (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica), realizam nesta terça-feira (9), o Seminário Técnico de Palmeira. 

Direcionado a produtores rurais, profissionais da área, professores e acadêmicos, o evento vai apresentar os resultados obtidos com a pesquisa comparativa entre diferentes espécies de palmeiras para a produção de palmito, entre elas, as palmeiras imperial, real e princesa. 

Há quatro anos, o trabalho é realizado pela SDRural, em parceria com a Epagri, e tem como objetivo analisar atributos como qualidade do palmito, precocidade da planta, descascamento, comparação agronômica e, até mesmo, o sabor obtido em cada espécie. 

De acordo com o engenheiro agrônomo da SDRural, German Ayala, em Joinville, a produção de palmito é a quarta atividade agrícola mais importante, na área rural. Mas o potencial que a região oferece, permite avanços.

“A SDRural está fazendo um trabalho inovador com palmeiras nativas, dando ênfase ao cultivo da palmeira juçara. Embora demore praticamente seis anos para a colheita, em dois anos de acompanhamento já obtivemos bons resultados”, conta Ayala. 

Segundo ele, a proposta é trazer a palmeira juçara para cultivo em locais abertos, como roças de palmeiras. Com isso, o produtor tem a possibilidade de ampliar e facilitar sua produção haja vista que, naturalmente, a palmeira juçara é encontrada em ambientes de mata mais fechada e sua extração segue diversas normativas que buscam a preservação da espécie. 

O Seminário Técnico de Palmeira acontece no Centro de Eventos da SDRural (Rodovia SC 301, Km 0,3 – Pirabeiraba), das 8 às 13 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (47) 3424-1188 ou 3461-1520.

Nenhum comentário: