Depois da recepção com café no restaurante Rudnick, em Pirabeiraba, as participantes prestigiaram a apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Pedro Ivo, que trouxeram coreografias já preparadas para concorrer no Festival de Dança de Joinville deste ano.
No pronunciamento de abertura do encontro, o presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, valorizou o trabalho das mulheres rurais no incentivo à manutenção da agricultura familiar na região rural da cidade e agradeceu o empenho da equipe técnica da Fundação.
Marcaram presença na abertura o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador João Carlos Gonçalves; a deputada federal Luci Choinaski e o gerente regional da Epagri, Onévio Zabot.
Numa palestra alegórica e bem humorada, o engenheiro Ainor Lotério andou de bicicleta, tocou violão, cantou músicas de Roberto Carlos, subiu na cadeira, fez o público interagir e se movimentar.
Mas nas quase duas horas de fala não perdeu o foco da valorização da mulher no contexto da agricultura familiar. “As famílias brasileiras têm origem no campo, praticamente todas”, afirmou. Falando sobre sustentabilidade, disse que “a natureza é que nos ensina como devemos nos comportar”.
Presente ao encontro, o prefeito Udo Döhler se disse entusiasmado com a quantidade de mulheres envolvidas no evento e garantiu empenho do governo para políticas voltadas à fixação do homem no campo. “É preciso valorizar e dar condições para que as pessoas queiram permanecer na atividade agrícola”, complementou.
As atividades do 19º Encontro da Mulher Rural seguem no período da tarde com mais apresentações culturas, palestra e café de confraternização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário