sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cultura de aipim é opção de renda para agricultores


Cultura oferece boa rentabilidade. Foto Rogério da Silva

Com crescimento médio de 10% ao ano, a produção de aipim está em plena expansão na região do Litoral Norte catarinense.

Em Joinville, pelo menos 350 produtores rurais têm na cultura do aipim a principal fonte de renda. O baixo custo de produção, a existência de solos adequados para o cultivo e a possibilidade de estoque fazem do produto um dos preferidos pelos agricultores.

Produtores inovam

Para alcançar mais produtividade com o menor esforço os produtores investem em tecnologia. O agricultor Vilson Goudard, de Pirabeiraba, que trocou a cultura do tomate pela do aipim, não se arrepende. “No tomate vai muito veneno e, além disso, quando o fruto está maduro precisa vender. Com o aipim é mais fácil, porque é possível armazenar por algum tempo”, compara.

A família Goudard há algum tempo começou a investir na mecanização da produção. Na propriedade, todo manejo é automatizado, desde o plantio até a embalagem. A novidade fica por conta da máquina de descascar o produto, única em Joinville. “Através da Epagri e da Fundação 25 de Julho, ficamos sabendo da existência desta máquina e decidimos fazer a experiência, que acabou sendo um sucesso”, lembra Vilson.

Hoje estabelecidos como Agroindústria de Aipim Goudard, na Estrada do Pico, zona rural de Pirabeiraba, pais e filhos estão envolvidos diretamente na produção. Juntos e com a ajuda de mais um funcionário, são responsáveis pela produção mensal de 18 toneladas de aipim descascado e outras 22 toneladas do produto in natura. “Todo mês, são duas carretas cheias de aipim que saem da nossa propriedade”, conta Vilson. Toda produção é comercializada na região de Joinville, em pontos comerciais ou para compradores particulares.

Apoio técnico
 
Em Joinville, as famílias produtoras de aipim contam com o apoio técnico da Epagri e da Fundação 25 de Julho. As ações são desenvolvidas pela Associação Joinvilense de Agroindústria Artesanal Rural (AJAAR) entidade que reúne agricultores da região rural.

Para que os produtores estejam organizados e capacitados, a Fundação 25 de Julho auxilia na assistência técnica produtiva, instalação de unidade, processamento, capacitação contínua aos associados nas áreas de organização e associativismo, cidadania, manipulação de alimento, processamento da matéria prima e comercialização através de cursos, palestras, oficinas, visitas técnicas a outros municípios para adquirir conhecimento e novas experiências, apoio na comercialização em participação de feiras nacionais e estaduais.

Airton Lange é um dos agricultores beneficiados pela Fundação. Dono de uma propriedade rural na Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova, ele comercializa em média 2,5 mil kg de aipim descascado por mês. “É a minha principal fonte de renda desde que entrei no negócio, há quatro anos”, comenta. Com a boa lucratividade, Airton saiu de um emprego na indústria para se dedicar exclusivamente à agricultura.

A produção na região
 
Com uma média de 350 propriedades produtoras, em 1.341 hectares plantados, o aipim aparece como quarta maior produção de alimentos em toneladas na região do Litoral Norte, que abrange 13 municípios. A safra de 2013 alcançou mais de 25 mil toneladas e a previsão para 2014 é de pelo menos 27,5 mil toneladas.

Na região, a cultura só perde para a cana-de-açúcar, banana e arroz irrigado. Já no quesito renda bruta, o aipim ultrapassa todos e aparece como principal cultura, com R$ 19,5 milhões ao ano. “O percentual de custeio da produção também é o menor entre as outras culturas, com 12%”, afirma Valério Schiochet, presidente da Fundação 25 de Julho.

Em Joinville os números também são animadores. De acordo com dados da Empresa de Pesquisa e Extensão Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) são em média 350 produtores rurais envolvidos com a cultura do aipim. Juntos, produzem 6.500 toneladas da raiz em 360 hectares plantados. “A produtividade média alcança de 15 a 20 toneladas por hectare”, afirma Osmar Vanderlinde, técnico da Epagri.

5ª Festa do Aipim

Para divulgar a cultura e gastronomia do aipim a Sociedade Dona Francisca promove neste fim de semana a 5ª Festa do Aipim, em Pirabeiraba. A abertura oficial será às 19h de sábado. A programação ainda conta com apresentações no Shopping Cidade das Flores, no Centro.
A expectativa é que 1,5 mil pessoas prestigiem as ações durante os dois dias. 

Foto de Rogério da Silva/SECOM

Nenhum comentário: