quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conselho de Saúde Vila Nova Rural encerra atividades e anuncia melhorias



A festa foi completa no último dia de atividades do Conselho Local de Saúde Vila Nova Rural. A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira, na Estação da Saúde implantada na escola desativada André Immetzberger, na Rodovia do Arroz. O evento teve a apresentação da médica cubana que vai trabalhar no posto, ativação do ponto de internet através de fibra ótica estendida para duas escolas da zona rural, palestra, apresentações culturais, troca de presentes entre a comunidade e o anúncio de mais investimentos na região, pelo presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet. 

Betsi Lilia Dias Aguila é a médica cubana que passa a trabalhar na Unidade Básica de Saúde Vila Nova Rural, instalada na Rodovia do Arroz. Ela foi apresentada à comunidade pela coordenadora da regional Vila Nova, Schana Gresiele Beninca. A UBSF atende em média 250 famílias de toda a região rural do Vila Nova. Boa parte destas famílias veio conhecer a profissional e confraternizar com a equipe do Conselho Local de Saúde. “Em pouco tempo nós conseguimos muitas melhorias na área da saúde para a comunidade”, disse Carmen Dalfovo, presidente do Conselho. 

Entre as atividades já oferecidas no local, que reúne ações voltadas à saúde da comunidade, estão a presença de aulas de yoga e terapia ocupacional pelo menos duas vezes por mês. Além disso, nas reuniões mensais são debatidas as ações necessárias para melhorar as condições da população local. “Nosso objetivo aqui é ajudar as pessoas”, disse Carmen. As atividades do Conselho Local de Saúde voltam ao normal a partir da segunda quinzena de janeiro.

O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, aproveitou a oportunidade para anunciar a ativação da internet para duas escolas rurais que se transformaram em estações temáticas. “A internet está disponível nesta Estação da Saúde, que abrigava a Escola André Immetzberger, e na Estação da Banana, antes sede da Escola Estrada Blumenau”, descreveu. Schiochet destacou que o acesso à internet é um importante instrumento de mobilização dos moradores, “que poderão utilizar para sugerir, reivindicar e ficar sabendo do que acontece no governo”.

Nenhum comentário: