A fase de pré-operação ocorre antes de uma estação de tratamento de esgoto entrar definitivamente em funcionamento, e terá duração prevista de 18 meses no caso da ETE Vila Nova. Neste período, a estação é operada pela empresa responsável pela sua construção, instalação de equipamentos e sistemas operacionais”, explica Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
O objetivo principal é o início da interligação das redes e o período de testes da unidade de tratamento para verificar se atinge todas as exigências dos órgãos ambientais. Se necessário, ajustes são implementados. Depois dessa fase, a operação passa integralmente para a gestão da Águas de Joinville.
As obras da ETE do Vila Nova, localizada na rua Hermínia Pensky, iniciaram em dezembro de 2023. A unidade está equipada com uma tecnologia avançada que combina tratamento biológico e filtração por membranas, resultando na qualidade elevada do efluente que será devolvido ao meio ambiente.
A nova estação foi projetada para que não haja a dissipação de odor, combinando tecnologias de biofiltro e enclausuramento para dar tratamento adequado aos gases. A capacidade de tratamento da unidade é de 90 litros por segundo, atendendo inicialmente o bairro Vila Nova, beneficiando mais de 27 mil moradores e, futuramente, também o Morro do Meio.
Após o início da pré-operação, será dado andamento à construção da praça localizada ao lado da estação, com previsão de ser concluída em 2025. O investimento total para construção da nova estação é de R$ 40 milhões, com recursos obtidos por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal.
População será avisada sobre momento certo de conectar os imóveis
Em paralelo, a Companhia Águas de Joinville segue realizando as obras de instalação e reforma das redes que fazem parte do sistema de esgotamento sanitário. No Vila Nova está sendo executada a implantação de novas redes de esgoto e também a reforma do sistema existente, com 72% das obras concluídas até o momento.
É importante deixar claro que nem todos os imóveis dessas regiões estão liberados para realizar a conexão às novas redes de esgoto. A previsão é de que os estabelecimentos situados em regiões mais próximas às novas estações de tratamento possam realizar as ligações a partir deste mês de janeiro e, as demais localidades, ao longo do próximo ano.
Os moradores estão sendo informados sobre quando podem conectar seu imóvel através do aviso de liberação que é enviado junto com a fatura de água.
Fonte: Companhia Águas de Joinville.
Nenhum comentário:
Postar um comentário