quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Comitiva de lideranças do Vila Nova visita Estação de Tratamento de Esgoto em Blumenau

O vereador Adilson Girardi (SD) juntamente com lideranças comunitárias do bairro Vila Nova e técnicos da Companhia Águas de Joinville (CAJ) realizou visita técnica nesta quarta-feira à Estação de Tratamento de Esgoto Fortaleza, em Blumenau. O objetivo da visita foi conhecer como funciona a estação, cujo modelo é idêntico ao que deve ser instalado no bairro Vila Nova. “Existe uma preocupação dos moradores do bairro com a instalação da ETE em imóvel localizado às margens da Rodovia do Arroz. Por isso sugerimos a visita para saber como funciona o equipamento e se está causando algum transtorno ou prejuízo para a vizinhança”, disse Girardi. 

Na ETE de Blumenau, localizada no bairro Fortaleza, a comitiva formada pelo vereador Adilson Girardi e assessores; presidente do Conselho das Associações do Vila Nova, Júlio Savadil; Presidente da Associação de Moradores do Alto da Rua XV, Delorme Trapp; secretário da Subprefeitura Oeste, João Tadeu Moreira e técnicos da Companhia Águas de Joinville, conheceu cada detalhe da estação. A visita foi monitorada por engenheiros da empresa BRK Ambiental, concessionária do sistema de esgoto.

Os visitantes gostaram da estrutura encontrada no local, que atende em torno de 70 mil pessoas. As suspeitas de que a estação exalaria cheiro forte no entorno foram superadas. “Nem mesmo no pátio da estação foi constatado cheiro de esgoto”, disse Girardi. Mesmo assim, depois da visita à estação, o vereador e as demais lideranças fizeram uma pesquisa com moradores no entorno do equipamento. Uma das moradoras citou que raramente sente algum odor. Em outra casa, o morador disse que não havia tido problemas depois que a estação foi instalada, há cinco anos.

O próximo passo, segundo Girardi, será elaborar um relatório técnico da visita que será apresentado à comunidade. Depois disso, a Companhia Águas de Joinville ainda precisa aprovar o licenciamento ambiental e fazer o Estudo de Impacto da Vizinhança, que inclui uma audiência pública no bairro.

“Nosso trabalho é de levar o máximo de informações reais sobre os impactos da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto, para esclarecimento da população. Depois de todo este procedimento os moradores devem participar da audiência pública e decidir se concordam ou não com a instalação da ETE no local proposto”, explicou o vereador Adilson Girardi.

Nenhum comentário: