quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Circulando na Vila

Regularização de imóveis rurais

Após a implantação do Lar Legal, legislação que visa regularizar os imóveis na região urbana, agora o governo federal autoriza também os processos para legalizar imóveis na região rural, em todo território nacional. A lei 13.465, de 11 de junho de 2017, permite que os moradores de regiões rurais que não tenham o registro do imóvel possam fazê-lo. Para se adequar à lei, o parcelamento precisa tem alguns índices urbanísticos, como tratamento de esgoto através de fossa séptica. Os processos envolvem ainda o levantamento topográfico, socioeconômico e de engenharia. Os trabalhos para regularização são de competência da Prefeitura, mas também é possível adiantar as ações com a contratação de empresa de engenharia. 

Pavimentação

Neste ano, até o mês de setembro, foram pavimentadas 10 ruas no bairro Vila Nova. Todas as ações são realizadas em parceria entre a Prefeitura e os moradores. A Subprefeitura da Região Oeste realiza os trabalhos de organização da adesão, sondagem, drenagem, preparação das esperas de bocas-de-lobo, alinhamento da via e na solução de conflitos. O morador paga o material para o pavimento e a mão-de-obra. A previsão da subprefeitura é de concluir pelo menos mais seis ruas até o final do ano.

Mudança na Amarxv

Em agosto, os moradores da região de abrangência da Associação de Moradores do Alto da Rua XV designaram a nova diretoria da entidade. Depois de um período de muito trabalho e realizações, o presidente Gevi Pacher passou o comando para a professora Delorme Trapp. Na próxima assembleia, na última segunda-feira do mês, na escola Bernardo Tank, devem também ser anunciados outros integrantes da nova diretoria. 

Rua Hermínia Penski

Moradores da rua Hermínia Penski decidiram fechar novamente a passagem da via para o binário. O motivo é a demora da Prefeitura em realizar as obras de pavimentação da rua. O edital para o asfaltamento foi publicado e o contrato com a empresa já foi assinado, mas ainda falta o Município assinar a ordem de serviço. Para a execução da obra, a Subprefeitura do Vila Nova depende da liberação do material para a base e subbase. A previsão da Prefeitura para entregar o material, segundo a Unidade de Pavimentação, é para novembro deste ano. 

Loteamento não aprovado

A passagem entre a rua Hermínia Penski e a rua São Firmino, no binário, ainda não é rua oficial, apesar de aberta e pavimentada, pois o loteamento onde está inserido o trecho ainda está em fase de aprovação. Por isso não há possibilidade da Prefeitura garantir a rua aberta. 

Recape na Paulo Schneider

Na rua Paulo Schneider, que vai receber nova camada de asfalto, os moradores também estão preocupados com a demora do início da obra. O recapeamento faz parte do pacote de obras financiadas pelo Badesc, onde serão beneficiadas 48 ruas em Joinville. No bairro Vila Nova duas ruas foram escolhidas: a Bento Torquato da Rocha, já concluída; e a Paulo Schneider, que deve ter início ainda neste ano. 

Distrito

Foi protocolado em agosto o projeto de Decreto Legislativo para autorizar a realização de plebiscito em Joinville para saber se a população concorda com a criação do Distrito do Vila Nova. A proposta é de iniciativa do vereador Adilson Girardi, que contou o apoio de mais seis vereadores (Pelé, Maurício Peixer, Jaime Evaristo, Fábio Dalonso, Richard Harisson e Tânia Larson) que assinaram o projeto. Caso seja aprovado, o plebiscito deve ser realizado no próximo ano. 

Saúde

Cartaz afixado na entrada da Unidade de Saúde Vila Nova sede, na rua XV de Novembro, mostra que no mês de agosto 458 pessoas faltaram a consultas agendadas. A maior porcentagem de faltas é na especialidade nutricionista, onde 45 pessoas, de um total de 64 agendadas, deixaram de comparecer (percentual de 70% de faltas). Na especialidade enfermagem, o percentual de faltas foi de 39,43%; na ginecologia 15,17% (100 faltas); na pediatria 8,61% (64 faltantes); e na clínica geral 3,91% (48 faltas). Na odontologia 84 pessoas faltaram, representando 17,31% das consultas marcadas. 

Projeto

O vereador Adilson Girardi prepara projeto de lei para que o agendamento de consultas nos postos de saúde da rede municipal seja realizado por telefone, principalmente para pessoas com algum tipo de deficiência e para idosos. A condição é que as pessoas estejam cadastradas na Unidade. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Saúde. Caso seja aprovada na Câmara, vai para sanção ou veto do prefeito. 

Ginásio

Metade das obras do ginásio coberto na Escola Municipal Arinor Vogelsanger estão concluídas. Para cumprir o prazo de entrega a empreiteira terá de agilizar as ações de acabamento, como o preenchimento das paredes, reboco, instalações elétricas, construção do piso e pintura em geral. A previsão da Prefeitura é de entregar a nova quadra para a comunidade escolar no início de 2018.

Bairro limpo

A Subprefeitura da Região Oeste, com sede no Vila Nova, vai desenvolver campanha de limpeza urbana no bairro. A ideia é realizar mutirões de limpeza para recolher principalmente o lixo de maior volume, como móveis em geral, pneus, descartes eletrônicos, entre outros, que muitas vezes são lançados em terrenos baldios e comprometem a drenagem.

Nenhum comentário: