sexta-feira, 28 de julho de 2017

SAÚDE - Joinville realiza a Semana da Amamentação

A partir da próxima terça-feira, dia 1º de agosto, até o dia 7, a Secretaria da Saúde de Joinville realiza a Semana da Amamentação. O município segue o calendário internacional de comemorações da semana. Na programação, muita informação e atividades como o “Mamaço”. 

O tema deste ano é: “Trabalhar juntos para o bem comum”. Assim, é fundamental promover ações conjuntas entre governo e sociedade civil para a defesa do direito das mulheres amamentarem seus filhos, explicou a nutricionista Janine Guimarães. 

No dia 5 de agosto, as atividades estarão concentradas no Parque das Águas, a partir das 9 da manhã para a Hora do Mamaço. Joinville participa desta ação pelo quarto ano consecutivo, sendo uma das mais de 80 cidades que aderiram ao movimento este ano. 

Neste encontro as mães amamentam seus bebês em locais públicos para chamar a atenção e sensibilizar a comunidade sobre a importância do aleitamento materno, segundo a Pediatra Fátima Mucha, coordenadora do evento. 

A equipe da Secretaria da Saúde estará presente para dar informações e orientações. Haverá distribuição de frutas e água, oficina de sling e atividades recreativas com o apoio da Sesporte, a Secretaria de Esportes. 

Nesse mesmo dia e local, a atividade chamada de “Dança Materna” vai ser realizada. A dança materna para mães e bebês pode ser feita em dupla ou em trio, com a participação do pai. Ela incentiva o conhecimento mútuo entre mãe e filho, possibilita o retorno à vida social após o parto, redução de peso e a reeducação corporal (que vai refletir no modo de carregar e amamentar o bebê). As aulas também são um momento de troca com outras mulheres que estão na mesma fase da vida. A atividade fica por conta do Spaço Mãe & Bebê e será conduzida por Raquel Duarte.

Ações nas unidades de saúde

Durante todo o mês de agosto, as equipes das unidades de saúde participam do Concurso de Cartazes, relacionado ao tema e realizam atividades e grupos para incentivo e apoio à amamentação.

O leite materno é capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criança nos primeiros seis meses e continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida. Evita mortes infantis, diarréia, infecção respiratória, risco de alergias. Ainda, apresenta benefícios em longo prazo, pois diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade.

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o país. A semana também contribui para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

Em Joinville o evento conta com apoio da Associação de Segurança Alimentar e Nutricional (ASANJ), Revista Babies, Gestativa, Casa do Bem Querer e Águas de Joinville.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom. Foto: Divulgação

Nenhum comentário: