sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Conferência do Meio Ambiente discute os desafios e perspectivas sobre o rio Cachoeira

Tendo como tema “Rio Cachoeira, perspectivas e desafios”, foi aberta nesta sexta-feira, às 8 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Joinville (Acij), a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente. A solenidade contou com a presença do prefeito em exercício, Rodrigo Coelho, e secretário do Meio Ambiente, Juarez Tirelli, que comandou os trabalhos.

A plateia formada por estudantes, técnicos e profissionais da área do meio ambiente foi dividida em quatro grupos, para discussão dos eixos temáticos propostos para a conferência: Saneamento Básico da Bacia do Rio Cachoeira; Controle das Atividades Potencialmente Poluidoras; Gestão de Recursos Hídricos e Áreas de Preservação Permanente na Zona Urbana Consolidada.

“Joinville tem hoje aproximadamente 600 mil habitantes e em 15 anos vamos chegar perto de 1 milhão. É preciso estar preparado para estas mudanças inevitáveis”, disse o secretário Juarez Tirelli em suas palavras de abertura do evento. “No aspecto da água, a cidade é privilegiada por possuir em seu território as nascentes necessárias para o abastecimento”, complementou.

O prefeito em exercício, Rodrigo Coelho, destacou a importância de se discutir ações para preservação dos rios em Joinville. “Fiquei feliz ao saber que o tema principal da conferência é a recuperação e preservação do rio Cachoeira”, afirmou.

Ao final dos trabalhos da Conferência, os resultados esperados são a elaboração de pelo menos 20 propostas a serem apresentadas nos grupos de trabalho. “Cada grupo temático vai discutir e propor cinco ações, que depois serão aprovadas na plenária final”, explicou Tirelli.

Rio Cachoeira
A bacia hidrográfica do rio Cachoeira está totalmente inserida na área urbana de Joinville. Ocupa uma área de 80 km quadrados, que corresponde a 7% da área total do município.

As nascentes do rio Cachoeira estão no bairro Costa e Silva. O rio possui 14 km de extensão e seus principais afluentes são os rios Bom Retiro, Mirandinha, Morro Alto, Mathias, Jaguarão, Bucarein e Itaum.
O curso do rio percorre nove bairros da cidade: Costa e Silva, Santo Antônio, Saguaçu, América, Centro, Boa Vista, Bucarein, Guanabara e Fátima.

Nenhum comentário: