sexta-feira, 27 de março de 2015

Defesa Civil alerta para risco de temporais no fim de semana

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso meteorológico, nesta quinta-feira (26/03), alertando para o risco de temporais na sexta-feira, sábado e domingo (27, 28 e 29/03).

Com a chegada de uma frente fria no estado, o clima se mantém instável devido a um conjunto de condições atmosféricas favoráveis à continuidade de chuva. Nestes dias há risco de descargas elétricas (raios), temporais isolados, rajadas fortes de vento e riscos de alagamentos, com pontuais elevados de chuva no Litoral, Vale do Itajaí (Baixo Vale) e Planalto Norte.

Em caso de tempestades com descargas elétricas e vento, a Defesa Civil recomenda permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. 

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, além de fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Já em casos de alagamentos, é aconselhável evitar o contato com as águas, não dirigir em lugares alagados ou transitar em pontilhões e pontes submersas. A recomendação se estende ao cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Transtornos em razão do mau tempo podem ser registrados com a coordenadoria municipal da Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Nenhum comentário: