terça-feira, 1 de abril de 2014

Comunidade da Estrada Blumenau prepara 4ª Festa da Banana


Atividades começam dia 10, com oficina gastronômica

As reuniões do Grupo de Desenvolvimento da Mulher Rural "Mulheres Unidas da Estrada Blumenau" estão focadas num dos maiores eventos da região, a Festa da Banana, que neste ano entra em sua 4ª edição.  A programação para este ano inicia dia 10 de abril, com a 3ª Oficina Gastronômica, passa pelo Seminário da Cultura da Banana no dia 11 e culmina com a festa, no domingo, dia 13 de abril. Todas as atividades têm como palco o galpão de festas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, região rural do Vila Nova. 

Criada para dar visibilidade à região e para incentivar a produção da banana, a festa está consolidada no calendário de eventos de Joinville. Em 2013, mais de mil pessoas passaram pelo local para prestigiar as atividades. O cultivo de bananas na região rural da cidade conta com o apoio da Fundação Municipal 25 de Julho, que presta assistência diretamente à Associação dos Bananicultores de Joinville (Asbanville). A produção, predominantemente da banana do tipo Caturra, atende o mercado de Joinville e região. 

O município de Joinville com 73 bananicultores e comerciantes da fruta em uma área total aproximada de 580 hectares, sendo destes 55 hectares de banana do Grupo Prata, e os demais de bananas do Grupo Cavendish. A Asbanville, entidade constituída em 27 de outubro de 2004, conta hoje com 53 associados, todos credenciados no Sistema de Mitigação de Risco para prevenção do "Mal da Sigatoka Negra". 

Programação:

10 de abril (9 às 17 horas) – 3ª Oficina Gastronômica à Base de Banana
11 de abril (14h30 às 20 horas) – 4º Seminário da Cultura da Banana
13 de abril (10 às 20 horas) – 4ª Festa da Banana
Local das atividades - Galpão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, Estrada Blumenau – Joinville.
Informações – Marilde Tomasini (3023-5665) Ingrid Poltronieri (3439-5856)

Nenhum comentário: