segunda-feira, 24 de março de 2014

Dia de Campo do Arroz realizado no Vila Nova


Evento foi realizado na propriedade de Raul Lafin

A produtividade das diferentes sementes de arroz produzidas pela Empresa de Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri) para a safra 2013/2014 e os resultados obtidos nas unidades experimentais foram apresentados na sexta-feira (21), durante o Dia de Campo realizado em propriedade rural do bairro Vila Nova. O evento foi organizado pela Epagri e pela Fundação 25 de Julho e contou com a participação de aproximadamente 150 agricultores da região de Joinville.

O desempenho das variedades de arroz na região do litoral norte, que compreende os municípios de Joinville, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Garuva, leva em consideração, segundo o engenheiro agrônomo Domingos Sávio Eberhardt, da Epagri, as condições climáticas e do solo de cada região. 

A Epagri disponibiliza atualmente oito variedades com elevado potencial: Epagri 108, Epagri 109, SCS 112, SCSBRS TioTaka 113, SCS 114 Andosan, SCS 116 Satoru, SCS 117 CL, SCS 118 Marques. Na média verificada nas unidades a semente SCS 118 foi a que apresentou o melhor desempenho, seguida da Epagri 109 e SCS 114. 

Na safra 2013/14 ocorreram dois problemas na Unidade de Cultivares de Joinville, realizada na propriedade da família de Raul Laffin. Brusone nas folhas, que causa o escurecimento e a baixa produtividade e a esterilidade (apresentação de grãos vazios).  A partir dos problemas encontrados os técnicos da Epagri buscar alternativas para orientar os produtores. 

Domingos destacou que para garantir uma melhor produtividade é importante observar alguns aspectos no cultivo, entre os quais destacou a rotação de cultivares com ênfase para as de maior potencial local e “a obtenção de práticas culturais adequadas de acordo com as especificidades de cada propriedade”.  

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Liamar Lafin

Nenhum comentário: