quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Usina do Piraí receberá turistas do Projeto Viva Ciranda


Alunos das redes pública e particular de ensino terão mais um local de rara beleza e muita história para visitar na área rural de Joinville: a usina hidrelétrica do Piraí. 

Fundada em 1908, a hidrelétrica foi a primeira construída em Santa Catarina e é uma das únicas do Estado a gerar energia sem sofrer interrupções. 

A usina está localizada no final da Estrada do Salto 1, aos pés da cachoeira do Piraí. Além da beleza exuberante da região, o visitante poderá conhecer o sistema de funcionamento da hidrelétrica e a integração existente entre o meio ambiente e a tecnologia. 

A abertura da usina hidrelétrica do Piraí para visitação de crianças foi acordada entre o presidente da Fundação Turística de Joinville, Sérgio Ferreira, e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.), representada pelo seu presidente, Cleverson Siewert e pelo diretor de geração e transmissão, Ênio Andrade Branco. 

“A parceria visa oferecer mais uma opção ao turismo rural pedagógico de Joinville, proporcionando aos estudantes a experiência de explorar a exuberância da natureza; saber como funciona o sistema de captação de água para geração de energia; e, ainda, conhecer mais sobre a história do nosso Estado”, afirma Sérgio Ferreira. 

Inicialmente, a visitação à usina hidrelétrica do Piraí acontecerá duas vezes ao mês, mediante agendamento antecipado. As visitas serão monitoradas por guias turísticos da região, devidamente capacitados. 
De acordo com Sérgio Ferreira, a repercussão do turismo rural pedagógico na usina do Piraí pode motivar a Celesc a replicar a iniciativa em outros locais da região.

“O crescimento do turismo rural acontece em todo o Estado de Santa Catarina. A nossa iniciativa de tornar a usina do Piraí um atrativo despertou na Celesc o interesse de abrir outros locais, como a Usina Bracinho, onde podem-se implementar excelentes roteiros de turismo de aventura e o cicloturismo”, conclui Sérgio Ferreira.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Nenhum comentário: