segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comemoração do Dia Nacional da Suíça será nesta quinta

O Dia Nacional da Suíça (722 anos de Fundação da Confederação Suíça) será comemorado também em Joinville nesta quinta-feira, dia 1º de agosto. As comemorações começam às 10  horas na Praça dos Suícos, na rua XV de Novembro, em frente ao Complexo Cultural Antarctica.  Depois, às 12 horas, ocorre um almoço (por adesão) na Sociedade Lyrica,  na rua Max Colin. “Estamos aguardando os suíços, descendentes e amigos que queiram comemorar conosco esta importante data”, destaca Alberto Holderegger, consul honorário da Suíça em Joinville.

Segundo Holderegger, os últimos registros mostram que residem em Joinville cerca de 1.600 suíços e descendentes. Entre 1850 e 1856 houve uma imigração suíça para Joinville de 739 pessoas, que ajudaram na fundação e no desenvolvimento da cidade.
No primeiro navio, a Barca Colon, que aportou em São Francisco do Sul em 6 de março de 1851 estavam 118 imigrantes – 75 suíços e 43 alemães.

Sobrenomes conhecidos na cidade são de alguns dos primeiros imigrantes suíços: Bauer, Baumer, Gilgen, Grossenbacher, Loder, Langenegger, Muller, Morell, Ritzmann, Schmidli, Schmidling, Schelling, Storrer, Tanner, Vogelsanger e Weber.

Desde 2007, Joinville mantém acordo de cooperação Cidade-Irmã com o Cantão de Schaffhausen, no nordeste da Suíça. Foi deste Cantão que veio a maioria dos imigrantes suíços para Joinville na época da colonização. Fonte: Prefeitura de Joinville.

Nenhum comentário: