terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Como e onde começam as obras com financiamento do BID no Vila Nova

A Prefeitura de Joinville liberou no início de dezembro o início das obras de drenagem e pavimentação de 64 ruas no bairro Vila Nova. Também serão construídas duas praças de lazer para a comunidade. Como nem todos puderam participar do evento de assinatura da ordem de serviço, quando foram abordados detalhes da obra, veja abaixo como e onde começam os trabalhos.

Ainda na fase de realização do projeto, os imóveis residenciais e comerciais passaram por uma primeira vistoria para verificar as questões de ligações às redes já existentes.

Após esta etapa, iniciaram as vistorias individuais em cada casa que tiver impacto com as obras. São representantes da empresa que precisam entrar nos imóveis para fazer registro fotográfico das condições estruturais da casa. É uma exigência do BID para garantia do morador e da empreiteira, caso haja algum impacto estrutural, como rachaduras e outras anormalidades.

Esta vistoria já ocorre no primeiro lote de obras, que tem as ruas Alberto Bez, Anery R. Roque, Edson A da Silva, Hercílio J. da Silva, Jacobus Felthaus, Luciano de O. Cercal e Petronilha de Souza Fortunato.
Durante os próximos dias, além da topografia, a equipe fará a montagem do canteiro de obras, em terreno da Prefeitura na rua Rudolf Baumer. A previsão é que em janeiro, as máquinas iniciem a fase de escavação, momento em que os moradores passarão a ver o andamento da obra.

“Assim como a Seinfra têm feito em grandes obras, nós vamos convidar representantes de cada uma das ruas para participar de reuniões frequentes em que faremos o detalhamento sobre as fases em que a obra se encontra”, explica o engenheiro Eduardo Mendes, que é gerente da Unidade de Drenagem.

O grande diferencial nesta obra é o foco na drenagem sustentável, além da passagem de tubulação em geral como rede de esgoto e rede de drenagem pela calçada, evitando que em futuras intervenções, haja necessidade de impactar as pistas.

A realização dos serviços prevê que as obras sejam feitas em um sistema chamado “muro a muro”, ou seja, além da pavimentação, serão executadas as calçadas.

“As calçadas vão receber uma estrutura por baixo para que sejam drenantes, auxiliando a escoar a água da chuva em dias com grande acumulado. Essa água será direcionada para o Rio Águas Vermelhas, que também está recebendo uma grande obra de dragagem e desassoreamento. Outro ponto importante, é o material que será usado nas calçadas, eles têm uma característica própria, que auxilia a drenar a água”, detalha o engenheiro.

Serão construídas duas praças com quadras poliesportiva e de areia, pista de caminhada, playgrounds, área para ginástica, pista de skate e áreas com bosques. Ao todo, serão quase 11 km de pavimentação com paver e 1,3 km e 40 km de calçada drenante. Essas áreas de lazer serão instaladas nas ruas Heinzi Zietz e Renato Scheunemann, nos fundos da Escola Municipal Prof. Karin Barkemeyer.

Ao contemplar a pavimentação de 64 ruas e a construção de duas praças, esta é considerada a maior obra de infraestrutura já realizada em Joinville. A previsão, é que apenas a Ponte Joinville seja maior que esta.

Foto: Adilson Girardi.


Um comentário:

Anônimo disse...

Luís Carlos de Borba - como fica a situação da rua Guilherme Zilmann, no trecho do semáforo até a ponte do rio água vermelha e o valo de esgoto a céu aberto, sendo esse valo feito pela prefeitura na década de 80...