A Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) apresentou um relatório completo sobre o borrachudo. O técnico Rodrigues, que trabalha há 28 anos com o tema, explanou de forma minuciosa todo o processo de formação do mosquito, desde a postura dos ovos, passando pela formação da larva, sua alimentação e proliferação no meio ambiente. O ensinamento foi a base da palestra para que a comunidade pudesse conhecer também a forma de controle aplicada atualmente pela Prefeitura, com a aplicação do produto BTI.
O diretor executivo da SAMA, Luis Carlos Moreira da Maia, comentou sobre a cobrança e fiscalização realizadas junto à empresa terceirizada que faz a aplicação do produto nos pontos da região rural. "Precisamos que a comunidade nos auxilie com esta fiscalização para que o controle seja eficaz", disse Maia. Por conta disso passou o número de whatsapp da UDR para que os moradores possam entrar em contato em caso de denúncias ou para esclarecer alguma outra dúvida.
Presente na reunião com seus técnicos, a Vigilância Ambiental realizou palestra com a especialista Ana sobre o mosquito da Dengue e sobre a transmissão de outras doenças, como a Zica Vírus, Chicongunia e febre amarela. Sobre a proliferação do mosquito a orientação é manter quintais limpos e livres de água parada. O alerta para a comunidade rural é para que não façam contato com animais silvestres e em caso de encontrar algum animal morto avisar a Vigilância para que sejam feitas análises.
Foto: Fernando Constantino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário