Com o objetivo de expandir feiras culturais para os bairros de Joinville, em parceria com as lideranças locais, a Prefeitura de Joinville, através da Fundação Cultural, lança o projeto ‘Feiras nos Bairros’.
A proposta é estimular a economia criativa, com geração de fonte de renda para artesãos e artistas; criar momento de convivência para a comunidade local; e divulgar talentos, artistas e artesãos locais, priorizando aqueles que moram no bairro.
A Fundação Cultural será a responsável por realizar as inscrições dos feirantes, expedir autorizações e orientá-los para obtenção das demais liberações necessárias. A Fundação também irá auxiliar na divulgação destas feiras.
No site da Fundação Cultural - fundacaocultural.joinville.sc.gov.br- está disponível o regulamento do projeto ‘Feira nos Bairros’, para que as comunidades interessadas em abrigar uma feira conheçam o processo.
O presidente da Fundação Cultural de Joinville e vice-prefeito, Rodrigo Coelho, destacou que a Prefeitura de Joinville encabeçou a criação destas feiras, com a Feira do Príncipe.
“Além de ser uma ótima opção cultural para a população, a ideia é fortalecer os artistas e artesãos locais e melhorar a renda deles”, observou Coelho.
Feira do Vila Nova
No dia 17 de outubro será realizada a primeira edição da Feira do Vila Nova, das 9 às 14 h.
O evento irá ocorrer no terceiro sábado de cada mês, no espaço ao lado da Terminal Urbano do Vila Nova. A exemplo da Feira do Floresta, também será organizada pelos moradores com o apoio da Fundação Cultural.
Outras feiras
Em 9 de março de 2014, a Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville lançaram a Feira do Príncipe, que ocorre no segundo domingo de cada mês na rua do Príncipe. O evento reúne, no Centro da cidade, cerca de 300 expositores que oferecem várias opções de artesanato, brechó, antiguidades, artes na hora e gastronomia. No palco da Praça Nereu Ramos são realizadas apresentações culturais.
Já em abril deste ano, nasceu a Feira do Floresta, organizada pela Fundação Cultural e moradores do bairro. O evento ocorre no quarto sábado de cada mês, na Praça Tiradentes, nos mesmos moldes da Feira do Príncipe. Participam artesãos e chefs de cozinha do bairro Floresta.
A Fundação Cultural realiza também o ‘Sábado na Estação’, mensalmente, no quarto sábado. Na Estação da Memória, o público confere o tradicional mercado de pulgas, artesanato, brechó e apresentações musicais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário