sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Homenagens marcam os 25 anos da Ceasa de Joinville

Homenagens a produtores rurais, boxistas e ex-presidentes da Associação dos Boxistas marcaram a cerimônia de comemoração dos 25 anos de atuação da Central de Abastecimento de Joinville (Ceasa).

A atividade foi realizada nesta sexta-feira (15/12/2017), no Pavilhão dos Produtores, com a organização da Ceasa e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, que administra o serviço.

Entre os homenageados estava o produtor rural Herbert Merkle, de 87 anos, que iniciou as atividades de boxista na Ceasa no dia da fundação, em 15 de dezembro de 1992, e que atuou até ano passado. Ele recebeu uma lembrança da coordenação entregue pelo filho Marion Merkle.

A parte artística da cerimônia ficou a cargo do coral da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). A entidade é uma das beneficiadas com produtos da Ceasa por meio do programa Mesa Brasil, do Sesc.

“Quero agradecer aos produtores, boxistas, servidores, parceiros e a toda equipe da nossa sempre Fundação 25 de Julho, hoje Secretaria de Desenvolvimento Rural. Esse é um dia de emoções”, disse Sirley Lehmkuhl Goedert, que trabalha no local quase desde a fundação.

A Ceasa integra três pavilhões: de Produtores, de Boxistas e da Agricultura Familiar. Os produtores agrícolas de Joinville e Região interessados em comercializar seus produtos precisam ser cadastrados.

Quem tiver interesse, pode fazer contato pelo e-mail ceasajoinville@gmail.com, ou pelo telefone 3473.5340, com Sirley Lehmkuhl Goedert, ou pelo WhatsApp, no telefone (47) 9.9117.8364.

A liberação de local para boxistas passa por processo licitatório, realizado a cada 10 anos. O Pavilhão da Agricultura Familiar foi implantado há dois anos e é focado no fornecimento de produtos orgânicos.

Aproximação com produtor

A Central tem o papel de aproximar o produtor do consumidor. Além das vendas no atacado, pessoas físicas também podem adquirir os produtos. A Ceasa de Joinville fica na rua dos Bororós, 2415, no Distrito Industrial, em frente à fábrica da Tigre. Ocupa uma área de 30.055,09 m², que é do governo do Estado. Mensalmente, comercializa cerca de 3.500 toneladas de produtos, gerando, aproximadamente, 1200 empregos diretos e indiretos.

A média de compradores é de 150 por dia, entre supermercados, restaurantes, hotéis, quitandas, verdureiras, fruteiras, hospitais, cozinhas industriais, feirantes, associações, centros comunitários, Centros de Educação Infantil, creches, grupos de famílias e festas, e pessoas físicas.

Em sequência por maior volume de vendas, os principais produtos vendidos são: batata inglesa, citrus (laranja, tangerina e limão), tomate, melancia, repolho, cebola, maçã, cenoura, banana, mamão, pepino, chuchu, manga, aipim e batata-doce, folhosas (alface, couve-de-folhas, cebolinha, salsa, espinafre, rúcula, acelga, agrião).

Funciona de segunda-feira a sábado, das 3 às 11 horas da manhã. Também são promovidas feiras em diversos pontos da cidade, de terça a sábado.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Foto: Rogerio da Silva

Nenhum comentário: