quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fim de semana terá visita à usina do Piraí e pedalada na área rural

No próximo sábado (7), a usina hidrelétrica do Piraí, localizada na área rural de Joinville, estará aberta à visitação do público, das 14 às 17 horas.

O acesso à usina será feito em turmas de até 15 pessoas guiadas por técnicos da Celesc, da Fundação Turística de Joinville, dos Bombeiros Voluntários e do grupo de trilhas Cachorro do Mato.

A visitação é gratuita. Por questões de segurança, não será permitida a entrada de menores de 15 anos (mesmo que acompanhados dos pais ou responsáveis), animais de estimação e bebidas alcoólicas. Os visitantes devem usar sapatos fechados e o acesso à cachoeira é vetado. Em caso de chuva, a visitação será cancelada.

Além de conhecer mais sobre a história da região, a visita à usina também é excelente oportunidade para quem curte natureza e atividade física.

O grupo de ciclismo Pedal das Gatas vai aproveitar a data para realizar um passeio de bicicleta que sairá do Pórtico da Rua XV de Novembro (ao lado da Expoville) com destino à usina do Piraí.

A saída acontecerá às 14h15 e o retorno está previsto para as 17 horas. O percurso é de aproximadamente 40 quilômetros e, durante todo o trajeto, um carro de apoio vai acompanhar o grupo fornecendo água e frutas. Para tanto, cada ciclista deve colaborar com uma taxa de R$ 5. Mais informações e confirmações de presença na página do eventowww.facebook.com/events/152161085185303.

A usina do Piraí

Fundada em 1908, a hidrelétrica foi a primeira construída em Santa Catarina e é uma das únicas do Estado a gerar energia sem sofrer interrupções.

A usina está localizada no final da Estrada do Salto 1, aos pés da cachoeira do Piraí. Além da beleza exuberante da região, o visitante poderá conhecer o sistema de funcionamento da hidrelétrica e a integração existente entre o meio ambiente e a tecnologia.

A abertura da usina hidrelétrica do Piraí para visitação é uma iniciativa da Fundação Turística de Joinville em parceria com a Celesc.

O local estará aberto ao público novamente no dia 19 de junho.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Adilson Girardi

Nenhum comentário: