terça-feira, 27 de outubro de 2015

Quinta-feira (29) é o último dia para a limpeza de túmulos nos cemitérios de Joinville

A Prefeitura de Joinville está com todos os preparativos prontos para a visitação aos cemitérios no dia de Finados, na próxima segunda-feira (2). As principais orientações à população, repassadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), são para o prazo final de limpeza de túmulos, que encerra nesta quinta-feira (29), e sobre os cuidados com as embalagens e vasos de flores, por causa do risco de proliferação do mosquito da dengue. 

Nos dez cemitérios municipais da cidade, haverá barracas para venda de flores e alimentos. O processo seletivo realizado no início do mês de outubro classificou 64 ambulantes, divididos em 38 tendas para venda de flores e 26 tendas para venda de alimentação. Todos receberam licença da Sema para atuar. A fiscalização estará nos locais para coibir a venda clandestina. 

Nas barracas de comercialização e na entrada dos cemitérios haverá orientações para os visitantes sobre os cuidados com o acondicionamento das flores junto aos túmulos. “A preocupação é com o acúmulo de água nos vasos, que pode acarretar em focos do mosquito da dengue”, diz Sebastião Bruhmuller, gerente de Concessões e Permissões da Secretaria do Meio Ambiente. 

As orientações são para descartar as embalagens plásticas, fazer orifícios no fundo dos vasos e completar com areia os espaços até a borda, para evitar acúmulo de água. Outro pedido do gerente da Sema é com relação ao descarte de flores e entulhos antigos. “Pedimos para que os visitantes depositem entulhos e lixo em sacos e levem até as lixeiras evitando o acúmulo de resíduos no cemitério”. 

Trânsito 

A partir de sábado (31), o Departamento de Trânsito da Prefeitura (Detrans) estará no entorno dos cinco principais cemitérios da cidade monitorando e orientando os motoristas.

O trabalho dos agentes inicia a partir das 7h30 e se estende até as 17 horas nos cemitérios Municipal, do Fatima, Cubatão, Iririú e Dona Francisca. 

No local haverá controle e orientação para travessias nas faixas de pedestres e estacionamento de veículos. 

Missas e cultos 

A Secretaria do Meio Ambiente preparou um calendário para a realização de missas e cultos em todos os cemitérios. “Haverá espaço para todos e foi realizada uma escala para que as diferentes denominações possam realizar seu culto”, disse Bruhmuller. 

No fim de semana e dia de Finados o horário para visitação aos cemitérios será das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário: