sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cozinheira do CEI Sigelfrid Poffo lança livro



A cozinheira Andrea Marques Ribeiro Forster trocou as panelas e as colheres pelo papel e a caneta ao dar vida à fábula que estampa as páginas de seu primeiro livro. Ela trabalha na cozinha do Centro de Educação Infantil (CEI) Sigelfrid Poffo, bairro Vila Nova, mas neste sábado (28/9) estará em meio aos livros, na Biblioteca Pública Rolf Colin, para o lançamento da publicação “Um Macaco Mentiroso e Um Tatu Invejoso”. O evento será aberto à comunidade e a partir das 10 horas o público poderá se encantar com a alegria e o sorriso contagiante da autora, ao conhecer um pouco mais sobre sua vida e obra em um bate papo descontraído. 


“A ideia para esta fábula surgiu enquanto tentava entreter meus netos de coração. Contei a história para eles e quando cheguei em casa coloquei no papel. A partir de então, projetos pedagógicos foram desenvolvidos com base neste texto e agora tenho a felicidade de ver o livro publicado”, conta Andrea.
A escritora já teve contato com seu público leitor em atividades desenvolvidas na Escola Municipal Adolpho Bartsch, na qual trabalhou, e também na Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt. Nas instituições foi criado o projeto literário “Da Cozinha para Sala de Aula”, no qual os alunos foram apresentados à fábula escrita por Andrea.

Depois de conhecer a história, as crianças eram instigadas a adivinharem quem seria ou como se parecia a autora e, segundo ela, poucos imaginaram que aquela fábula tinha saído da cozinha da escola. “Quando entrei na sala de aula um dos meninos chegou a comentar: a cozinheira também vai conhecer a escritora? Então contei minha história, revelei que a escritora era eu mesma e todos ficaram muito surpresos”.

A interação com os alunos proporcionou à autora aprendizado e reconhecimento ao perceber neles o interesse pela história do macaco que queria ser mágico. A publicação da fábula foi possibilitada a partir do contato de Andrea com uma editora, durante a 10ª edição da Feira do Livro de Joinville, e ela conta que já tem outros textos escritos, só esperando para virarem livros. “É um orgulho muito grande ver minha história transformada em livro e acredito que esta iniciativa pode também servir de incentivo para outras pessoas que escrevem textos maravilhosos, mas que não chegam a publica-los”, relata. Fonte: Prefeitura de Joinville / Foto: Phelippe José

Nenhum comentário: