terça-feira, 14 de março de 2017

Seinfra vai levantar custos de construção de nova ponte sobre o Rio Piraí

O secretário municipal de Infraestrutura, Romualdo França, disse à Comissão de Economia da Câmara, nesta segunda-feira (13), que deve ter em 20 dias um orçamento para construção de ponte de concreto sobre o Rio Piraí, na Estrada Blumenau. Os custos devem ser apresentados à comissão em 29 de maio.
Agricultores e moradores da região querem uma ponte apropriada para trânsito de máquinas agrícolas e para escoar a produção. A ponte disponível, de madeira, tombada pelo patrimônio histórico, em 2005, é estreita e suporta, no máximo, 10 toneladas de carga. Construída em 1866, ela já passou por pelo menos três reformas – a última, em 2015, por conta de um vendaval.

O tombamento impede o uso da atual estrutura para construção de uma ponte de concreto, como já foi tentado, segundo França. Na ocasião, a Seinfra desconsiderou as limitações impostas a patrimônios históricos. Havia até verbas para a obra, que aproveitaria a cabeceira da ponte de madeira para fazer um novo rolamento.

A “solução caseira” foi descartada, disse França. Agora, o orçamento será feito com base em um anteprojeto apresentado pelo gerente de Patrimônio da Secretaria de Cultura do município, Guilherme Gassenferth, que indica a construção de nova ponte, em concreto, a 49 metros da atual. Moradores criticaram a não participação deles na discussão desse anteprojeto, que segue para avaliação da Seinfra amanhã.

Fonte: Câmara de Vereadores de Joinville

Nenhum comentário: