sábado, 25 de março de 2017

Casa da Cultura tem vagas para cursos de pintura em porcelana e de cerâmica

O aprendizado tem duração de três anos

O curso de pintura em porcelana é uma das atividades oferecidas pela Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura Fausto da Rocha Júnior. As aulas começaram no dia 20 de fevereiro, mas ainda há vagas para quem quer aprender sobre esta arte delicada e milenar.

Os interessados devem procurar a secretaria da Casa da Cultura, na rua Dona Francisca, nº 800, Centro. Há vagas nas turmas de segunda a quinta, das 14 às 17 horas, e nas turmas de terça e quinta, das 8 às 11 horas. As aulas acontecem uma vez por semana, durante três horas, no Centro XV, na rua Brigada Lopes, nº 153, bairro Glória. Para a matrícula são necessários documento de identidade e comprovante de residência.

O curso tem duração de três anos. No primeiro ano, os alunos aprendem técnicas básicas; o segundo ano é direcionado ao aprimoramento das técnicas; e o terceiro ano é o atelier livre, onde os alunos decidem o que pintar. Além das próprias peças de porcelana, como pratos, vasos, jogos de jantar e de café, são utilizados azulejos, pisos cerâmicos e vidros.

A professora Sônia Leonor Fissmer explica que a porcelana permite, pela variedade de técnicas disponíveis, desenvolver um trabalho mais comercial, voltado à geração de renda. “Durante o curso, dois grupos acabam se formando. Um mais voltado à geração de renda e outro mais focado nas produções artísticas e no resgate daquela porcelana antiga e delicada das flores, das paisagens, dos pássaros”, afirma.

A aluna Nilza Welter está no terceiro ano do curso. “Aqui estou exercitando o meu lado artístico, o curso é muito bom e temos liberdade para criar. Para mim, é uma arteterapia, além de presentear as pessoas com peças que eu mesma fiz”, conta. Neste ano, ela também iniciou o curso de cerâmica. “Brinco que agora vou presentear com cerâmica também”.

A coordenadora da Casa da Cultura, Carla Clauber, explica que a delicadeza da porcelana exige que os alunos desenvolvam a arte do olhar, dos detalhes. “É um momento de se afastar de todas as outras coisas e se concentram naquela arte, que exige calma para produzir”.

Curso de cerâmica com vagas em aberto

Também há vagas disponíveis no curso de cerâmica 1, nas turmas de segunda-feira, das 8 às 11 horas, e de quarta-feira, das 14 às 17 horas. A inscrição deve ser feita na secretaria da Casa da Cultura. Para a matrícula são necessários documento de identidade e comprovante de residência. As aulas ocorrem na Casa da Cultura.

Para esclarecimentos sobre o ingresso nos cursos, entrar em contato pelo telefone 3433-2266.

Nenhum comentário: