sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ponte sobre o rio Piraí será interditada para manutenção na segunda (2)

Estrutura da ponte ficou comprometida após vendaval
A ponte sobre o rio Piraí, na Estrada Blumenau, bairro Vila Nova, será interditada para manutenção a partir de segunda-feira (2). No prazo de pelo menos uma semana a Prefeitura de Joinville, por intermédio da Unidade de Obras, vai executar a troca de algumas peças do madeirame da ponte. No período o trânsito será desviado pela Rodovia do Arroz.

Segundo o engenheiro Emerson Pagani, coordenador da Área de Obras de Arte da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), parte da estrutura ficou comprometida após o vendaval que arrancou a cobertura da ponte. “Vamos trocar algumas longarinas, rever a estrutura geral e retirar os entulhos que se formaram nas pilastras”, adiantou.

A previsão da Seinfra é de que as reformas se estendam durante uma semana. Nesse período, todo o trânsito será desviado pela Rodovia do Arroz. As linhas de ônibus que utilizam a ponte (Estrada Blumenau e Circular Oeste) farão o desvio pela Travessa Laffin e Estrada Dedo Grosso. No deslocamento bairro centro, a linhas vão até um ponto localizado a 300 metros da ponte e depois retornam.

A partir desta sexta-feira (29) haverá cartazes no terminal de ônibus do Vila Nova informando da interdição, dos trajetos e horários das duas linhas durante a interdição.

Ponte de concreto

Em paralelo à reforma, a Unidade de Obras da Seinfra trabalha na elaboração de projeto para a construção de uma ponte de concreto no local. “Realizamos os trabalhos topográficos e agora estamos elaborando os projetos”, comentou Pagani. A previsão é para que até o final do mês de maio o trabalho esteja concluído.


Depois de feito o projeto, a Prefeitura inicia os procedimentos para captar recursos para a execução da ponte. Por ser uma ponte tombada pelo patrimônio histórico, a Fundação Cultural de Joinville também discute ações para a manutenção da ponte de madeira e a reconstrução da cobertura.  

Foto: Adilson Girardi

Um comentário:

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre guarda corpo bh. Obrigado!