sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fundação 25 de Julho lança projeto para oferecer alimentos diretos do produtor

A Prefeitura de Joinville, através da Fundação 25 de Julho, oferece uma boa opção de alimentação saudável para a comunidade joinvilense a partir do dia 19 de setembro. O projeto cria a Central de Comercialização e Promoção dos Produtos da Agricultura Familiar de Joinville e Região. 

A proposta é disponibilizar espaço na Ceasa para o agricultor associado comercializar diretamente sua produção para o consumidor final. O lançamento ocorre durante a Feira da Primavera, dia 19 de setembro, a partir das 9 horas.

O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, explica que os principais objetivos do projeto são os de garantir acesso a produtos diretos do produtor, com foco na agricultura familiar, com mais qualidade e preço compatível com cadeias produtivas mais curtas. 

“Fileiras curtas têm como objetivo saltar intermediações, permitindo ao produtor aumentar a margem, oferecendo seus produtos com melhor qualidade, a um preço mais acessível e para favorecer a relação entre quem produz e quem consome.”, citou.

Depois do lançamento, a comercialização dos produtos continua com ofertas todos os dias, no horário de funcionamento da Central de Abastecimento (Ceasa), entre as 4 e 11 horas, e às segundas e quintas-feiras também no período da tarde, das 14 às 18 horas. “Com a consolidação da feira a ideia é ampliar o atendimento para todos os dias da semana no período da tarde”, prevê Schiochet.

Para participar da feira como produtor, os interessados precisam estar associados à entidade representativa. “A ideia é valorizar também o associativismo e fortalecer as entidades que promovem a agricultura familiar”, disse Schiochet.

Feira da Primavera

Em sua segunda edição, a Feira da Primavera 2015 será realizada dia 19 de setembro, sábado, das 9 às 16 horas, na Centras de Abastecimento (Ceasa), na rua dos Bororós, 2.415, no Distrito Industrial.

Na feira haverá comercialização de produtos agroecológicos, mudas nativas ornamentais e frutíferas, mudas de verduras, flores e grama de jardim. Além disso, produtores oferecem também produtos artesanais, como geleias, melado, muss, cucas, pães, biscoitos caseiros, entre outros.

Mais informações sobre a comercialização de produtos da agricultura familiar e sobre a Feira da Primavera podem ser obtidas na Ceasa e na Fundação 25 de Julho, pelos fones 3473-5340 e 3424-1188.

Nenhum comentário: