sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Fundação 25 de Julho e Secretaria da Saúde promovem ação com moradores do Vila Nova

Mais de 40 moradores da área rural do bairro Vila Nova participaram nesta quinta-feira (20) da ação comunitária, promovida pela Prefeitura de Joinville, através da Fundação 25 de Julho e Secretaria da Saúde de Joinville, na Estação da Saúde, localizada na Rodovia do Arroz.

A ação integra o Programa Valorização Humana e Cultural do Ancião Rural, da Fundação. Durante o encontro, a comunidade recebeu atendimentos de verificação de diabetes (glicemia capilar) e pressão arterial, além de participar de uma conversa descontraída com a assistente social Jaqueline Coelho. "Só se alcança a real cidadania através da saúde e assistência social em parceria com as demais políticas públicas", destaca Jaqueline. 

Segundo a enfermeira da Secretaria da Saúde, Célia Olindia Dias, a ação tem como foco o envelhecimento saudável. "O trabalho busca dar esse acompanhamento aos idosos, observar suas necessidades e prioridades, além de promover o convívio coletivo, gerando também o lazer e bem-estar", pontua.

Aos 69 anos, Ardo Lino Poff é um dos participantes mais animados. "É uma coisa bem bonita o que estão fazendo aqui. Para nós, que trabalhamos toda a vida na roça é muito bom. Esses encontros são a única coisa que inventaram pra gente se reunir, porque só trabalhar é ruim", comenta entre risos.

O presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet, destaca que o bem-estar deve combinar a saúde com a integração. "Cuidar das pessoas também é uma função do poder público", aponta.

Este foi o primeiro encontro e o intuito é que sejam realizadas reuniões toda terceira quinta-feira de cada mês, tendo como objetivo a inclusão e integração social com fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para as pessoas idosas, com deficiência ou doenças crônicas.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Rogerio da Silva.

Nenhum comentário: