quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Turismo rural pedagógico de Joinville retoma visitas com a volta às aulas

O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, volta ao seu ritmo normal com o início do ano letivo nas escolas das redes pública e particular.

As 14 propriedades integrantes do projeto já estão com suas agendas disponíveis para que os colégios marquem suas visitas, nos períodos matutino e vespertinho.

O Viva Ciranda é um dos principais produtos turísticos de Joinville. Além do caráter pedagógico, representa uma fonte de renda para os produtores rurais e, principalmente, ajuda a impulsionar o turismo de toda a região”, afirma o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoki.

As propriedades participantes do Viva Ciranda estão distribuídas nas cinco regiões da área rural de Joinville – Piraí, Quiriri, Estrada Bonita, Estrada da Ilha e Estrada Dona Francisca.

Em cada local, o visitante conhece uma atividade diferente – cultivo de flores, apiário e produção de mel, nascentes de rios, criação de pequenos animais, horta orgânica, panificação, agricultura, entre outros.

Além disso, encontra diversas opções de lazer como trilhas ecológicas, passeios de trator e de charrete, balanço na árovre, casas na árvore, visitas a pomares e rios cristalinos, quiosques, além de degustação e venda de produtos coloniais. 

Renovação constante

Desde a sua criação, há cerca de cinco anos, o Viva Ciranda vem encantando crianças e adultos que têm a experiência de conhecer a vida no campo e vivenciar a rotina do agricultor.

Em contrapartida, o produtor rural ganha com a renda gerada pelo turismo, podendo investir constantemente em melhorias à sua propriedade.

O proprietário do Recanto das Arrozeiras, José Henrique Menestrina, integra o Viva Ciranda desde 2011. Desde então, a propriedade localizada no bairro Vila Nova, passou por mudanças a fim de conquistar os visitantes.

Todo ano temos uma coisa nova, um grande escorregador de lona é uma delas. Mas com ajuda das visitas também pudemos reformar o microtrator, colocar novas placas de sinalização e investir na manutenção geral da propriedade”, conta Menestrini.

No Sítio Vó Bia, em Pirabeiraba, o visitante tem contato direto com a exuberância da Mata Atlântica e da Serra do Mar. Como atrativos, a propriedade oferece trilha ecológica, parques rústicos, riacho para banho, bosque para meditação, além de espaço para futebol e vôlei.

De acordo com a proprietária, Miram Taranto, o Viva Ciranda ajudou a expandir o seu negócio.

Recebemos visitas de todos os segmentos, desde escolas, até empresas e instituições diversas. Essa demanda diversificada é muito positiva, pois viabiliza melhorias constantes, qualificação em geral e conscientização do espaço natural”, afirma Miriam.

As escolas que desejam levar seus alunos para o turismo rural pedagógico, podem fazer os agendamentos diretamente com as propriedades. Informações completas sobre os locais, com atrativos, endereço e telefone de contato estão disponíveis no link

https://fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br/conteudo/29-Downloads.html (Projeto Viva Ciranda).

Fonte: Fundação Turística de Joinville

Nenhum comentário: