sábado, 15 de junho de 2013

SESC Vila Nova, conquista da comunidade

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação” (Zilda Arns).
A inauguração do ginásio coberto do Sesc no bairro Vila Nova, ocorrida dia 22 de maio, demonstra na prática o que a teoria descrita na frase de Zilda Arns prescreve. Quem acompanhou todo o processo sabe disso. Para quem não acompanhou, segue um breve relato.
Foi no ano de 2007 que o então gerente regional do Sesc em Joinville, professor Manoel Godinho, procurou a Prefeitura para trazer uma boa notícia. O Serviço Social do Comércio iria construir três ginásios poliesportivos em Santa Catarina. Eram para ser todos na região da grande Florianópolis, mas Manoel Godinho, que havia sido professor de educação física na Escola Maestro Francisco Manoel da Silva nos anos 70, conseguir “trazer” um dos equipamentos para Joinville.
Era necessário, portanto, que houvesse a parceria com o poder público para que o empreendimento pudesse ser viabilizado. Nesta parceria o Sesc entraria com a construção do ginásio e sua administração inicial e a contrapartida do Município seria a doação do terreno. Por isso a visita do gerente Manoel Godinho (que nos deixou em 2008) ao gabinete do então prefeito Marco Tebaldi.
Consultada a respeito da existência de imóveis para tal finalidade, a Unidade de Controle Patrimonial da Prefeitura (na época o coordenador era este jornalista) logo visualizou a oportunidade de atender demanda pré-existente da Associação de Moradores do Conjunto Irineu Bornhausen. Jorge Furtado e o popular Carlinhos, à frente da associação haviam solicitado um ginásio ao governo municipal. Assim o processo foi iniciado.
Com a necessidade de se aprovar a doação do terreno para o Sesc, o processo foi encaminhado ao Legislativo. Lá, o bairro Vila Nova contava com a representação do vereador Jucélio Girardi, que acompanhou toda a tramitação do projeto de lei, que foi aprovado por unanimidade.  Estava dado o passo para a concretização de um grande projeto social para o bairro.
Com o terreno disponível, faltavam a licitação e a construção do ginásio. Nesse aspecto enaltecemos o apoio do atual gerente regional do Sesc em Joinville, Adriano koenig Pessoa, que em todos os momentos foi atencioso com a comunidade e com a imprensa, que a todo o momento buscavam novidades sobre o assunto.
Graças ao empenho de cada uma das partes envolvidas no processo, agora o bairro Vila Nova recebe esta obra, importante instrumento de inclusão social e de interação para a comunidade. Parabéns!

Adilson Girardi
Jornalista, morador do Vila Nova

(Artigo publicado na página 2 do Jornal Notícias da Vila de junho)

Nenhum comentário: