sexta-feira, 17 de maio de 2013

Valorização para os produtores rurais



Em recente audiência no gabinete do prefeito, a Associação de Moradores Vila Nova Rural oficializou as principais necessidades para a região que representa. Encabeçavam os pedidos a extensão da rede de água e a instalação de telefonia fixa com internet para os moradores. Além disso, o ofício da associação também mencionava a utilização de espaço da desativada escola André Immetzberger, na Estrada Dedo Grosso,  para abrigar o posto de saúde (hoje em local alugado), a construção de nova ponte sobre o rio Piraí, na Estrada Blumenau, a melhoria nos acessos da Rodovia do Arroz, entre outros.

Analisando as necessidades colocadas pelos moradores, percebe-se que são pedidos simples, reivindicações básicas, do tipo “não precisava nem pedir”. Mas os problemas, por mais simples que sejam e por mais fácil que deveria ser sua solução, principalmente se considerarmos Joinville como a mais pujante cidade catarinense, persistem e parecem de solução infinita. Municípios infinitamente menores, em Santa Catarina, já oferecem aos seus produtores rurais amplo serviço de água potável, telefonia fixa e internet. Nós ainda esperamos.

Mesmo com toda dificuldade, nossos produtores tem demonstrado sua força. Para não ir muito longe com exemplos, podem-se citar as empresas localizadas na Estrada do Salto II, que empregam diretamente mais de 100 pessoas e indiretamente mais de 500. Estas empresas precisam se deslocar por mais de 10 km para poder acessar a internet a fim de emitir nota fiscal de seus produtos. Na Rodovia do Arroz, a empresa Macoppi Sementes e todos os demais moradores, dependem de água comprada aos galões para consumo doméstico. A escola e o posto de saúde também.

Sabe-se que a valorização do produtor rural beneficia não só as famílias que lá residem, mas grande parcela da economia no município, haja vista as amplas oportunidades na produção agrícola e no turismo rural. Por isso, é inconcebível pensar em soluções sem levar em consideração a parceria de setores diretamente envolvidos no processo, como a Fundação 25 de Julho, a Secretaria de Integração e Desenvolvimento e a Fundação Turística. 

A luz no fim do túnel sempre volta a aparecer quando se renovam o Executivo e o Legislativo. Desta vez não foi diferente. Novas promessas, mais visitas para “verificar a situação”, mais projetos. Mas a esperança se renova e o que se espera é que haja uma mobilização nos poderes públicos para garantir direitos básicos do cidadão, como água potável na torneira, por exemplo.

Adilson Girardi
Jornalista, morador do Vila Nova

Nenhum comentário: