segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Procon de Joinville divulga pesquisa de preço de itens de material escolar

O Procon de Joinville divulgou nesta segunda-feira (9) a pesquisa de preço dos materiais escolares. O levantamento foi feito em oito estabelecimentos comerciais e analisou o preço de 42 itens que normalmente integram diferentes listas de materiais.

Entre os itens com maior diferença de preço está a canetinha com 12 cores, que pode ser encontrada por R$ 11,90 em um comércio e por R$ 64,99 em outro, uma diferença superior a R$ 53, considerando a mesma marca.

O apontador, de diferentes marcas, varia entre R$ 0,25 e R$ 4,30. Outro item que normalmente é solicitado na lista é a régua de 30 centímetros. A pesquisa do Procon mostra que se o consumidor pesquisar, pode adquirir por R$ 0,59 centavos, ou então por R$ 3,50.

O levantamento indica os preços praticados em diferentes marcas de lápis de escrever (lápis preto nº2). O item varia entre R$ 0,30 e R$ 3,09. Já o caderno universitário com 200 folhas, se comparado o preço entre a mesma marca, tem variação de R$ 17,43, sendo encontrado por R$ 12,50 em um local, ou por R$ 29,93 em outro comércio.

A tabela com a pesquisa completa que traz inclusive a comparação de preço entre alguns produtos da mesma marca está disponível no link.

Fonte: Prefeitura de Joinville. Foto: Divulgação. 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Joinville terá ação do Projeto Piava neste sábado para orientação sobre banho em rios

Agentes da Defesa Civil de Joinville, do Departamento de Trânsito (Detrans), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros Voluntários realizam neste sábado (7/1) uma blitz educativa do Projeto Piava (Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce). A atividade será na Estrada Comprida, região do rio Piraí, a partir das 9h30 até o meio-dia.

“O objetivo é orientar as pessoas quanto aos cuidados na hora do lazer em rios. Existem riscos de afogamento, acidentes com traumas e também é importante ter atenção e cuidado com o meio ambiente”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

As blitze orientativas serão realizadas a cada 15 dias em Joinville nos finais de semana. “Durante a semana também faremos ações nos recantos da área rural”, complementa Maiko.

O projeto de prevenção iniciou em Joinville em 2004. Durante o ano, profissionais da Defesa Civil realizam palestras em Escolas Municipais para orientar as crianças sobre o tema e durante o verão são realizadas as atividades na área rural onde a população costuma tomar banho de rio.

Além da prevenção a afogamentos e acidentes também são repassadas noções sobre preservação ambiental como não deixar lixo nas áreas porque é levado para os rios, quando chove.

Cuidados nos banhos de rio

– Sempre deve ter um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolher um lugar seguro
– Conhecer a profundidade do rio
– Observar a correnteza
– Verificar a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos
– Observar as condições climáticas e eventos como enxurradas
– Evitar mergulhar (os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos)
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água
– Se tiver que buscar a pessoa na água, evite pegá-la pela frente.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Prefeitura de Joinville abre inscrições gratuitas para programa de incentivo ao produtor rural

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), está com inscrições abertas para o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural Sustentável – Juntos pelo Campo. A iniciativa visa beneficiar produtores rurais que exerçam a atividade de agricultura familiar.

Por meio do programa Juntos pelo Campo, o produtor rural pode receber do município benefícios para a sua propriedade, tais como serviços de mecanização (terraplanagem, abertura e patrolamento de estrada de roça, escavações de silos e valas para drenagem), transporte de calcário, transporte de macadame para a estrada de acesso à propriedade e material para aterro, serviço se inseminação em bovinos, atendimento médico-veterinário, assistência técnica florestal, agronômica e agropecuária, exames de brucelose e tuberculose e análise de água para piscicultura.

Para se inscrever no programa, além de ter a atividade rural como principal fonte de renda, o agricultor precisa ser inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR), apresentar documentos como Certidão Negativa de Débitos Municipais e ser cadastrado como Contribuinte do ICMS do produtor rural, junto à Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.

Já os serviços, conduzido pela Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), aos quais o produtor terá acesso, serão definidos por meio da somatória de pontos obtidos de acordo com ações executadas pelo agricultor em sua propriedade.

Entre essas ações estão reflorestamento, implantação de esterqueira, tratamento de esgoto, cursos profissionalizantes, emissão de Nota Fiscal, possuir reserva legal, área de preservação além do percentual legal, fonte protegida, entre outras.

De acordo com a gerente da UDR, Marisa Fock, a pontuação é convertida em Unidades de Padrão Municipal (UPM) e vai definir o valor correspondente dos serviços que o produtor poderá utilizar.

E ela complementa: “Ao final de cada ano, os pontos são zerados e, no próximo exercício poderão ser novamente contabilizados em um novo edital do programa. Além disso, o produtor poderá sempre elevar a sua pontuação, de acordo com as melhorias que ele implantar em sua propriedade”.

Como se inscrever

A inscrição no programa “Juntos pelo Campo” é gratuita e poderá ser feita até o dia 30 de novembro deste ano.

Para se inscrever, os interessados deverão comparecer a um dos locais de atendimento da Unidade de Desenvolvimento Rural, em Pirabeiraba (Rodovia SC 418, Km 0, no 271), ou no Terminal Urbano do Vila Nova (Rua XV de Novembro, 7000).

O horário de funcionamento das Unidades é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3424-1188 ou 3431-6001, pelo WhatsApp (47) 98901-0515 ou pelo e-mail sde.udr@joinville.sc.gov.br.

As informações completas sobre o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Rural Sustentável – Juntos pelo Campo estão disponíveis no link. É importante o produtor ler atentamente o edital e reunir a documentação necessária para a inscrição.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Prefeitura de Joinville adota novo modelo de carnê do IPTU

O joinvilense que recebeu o carnê do IPTU em casa percebeu que este ano tem mudança no formato. Agora, o documento é todo em preto e branco com páginas em formato A4, como se fosse uma carta. Nelas, estão as guias para pagamento em cota única ou parcelado, além de informações do imóvel e inscrição imobiliária.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda, adotou o novo formato com foco na economia e também na questão ambiental.

“No modelo anterior, eram mais páginas de papel. Agora, tivemos redução nessa quantidade. Além disso, ficou mais barata a impressão do carnê do IPTU. Como a quantidade impressa é grande, cerca de 265 mil unidades, a economia é positiva para o município, sendo aproximadamente R$ 74 mil de redução nos custos de impressão e distribuição”, explica Flávio Martins Alves, secretário da Fazenda de Joinville.

No carnê também estão os detalhes sobre datas e locais para pagamento, como fazer a revisão do IPTU e manter o cadastro imobiliário atualizado.

Nesta quarta-feira (4/1), joinvilenses tiveram dúvidas sobre a veracidade do documento pela mudança do formato em função de áudios que circularam em aplicativos de troca de mensagens e procuraram a Prefeitura, especialmente pelas redes sociais. O carnê entregue pelos Correios é o oficial e válido.

Quem preferir, pode acessar o joinville.sc.gov.br/iptu, e clicar em “Gerar a 2ª via do carnê do IPTU”. Como é gerado um novo documento, o número do código de barras é diferente do apresentado no impresso, mas todos os valores e prazos para pagamento informações sobre o imóvel, como a inscrição imobiliária, permanecem os mesmos.

Prazos e descontos

O contribuinte tem até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e até 10 de fevereiro com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2023, com o valor dividido em dez parcelas.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob São Miguel.

Em 2023, cerca de 265 mil carnês do IPTU foram distribuídos em Joinville. A expectativa de arrecadação é de R$ 220 milhões. O período para solicitar revisão do IPTU vai até 18h do dia 3 de fevereiro de 2023, e pode ser feito online, também pelo site da Prefeitura de Joinville.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom.

terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Cepat de Joinville inicia o ano com mais de 350 vagas de emprego abertas

O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores de Joinville (Cepat) divulgou nesta segunda-feira (2), a lista com as vagas de emprego disponíveis nesse início de ano. Ao todo, são oferecidas 353 vagas, sendo que há oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência.

Os salários variam de acordo com a função. Estão abertas, por exemplo, duas vagas para operador de motoniveladora, o salário é de R$ 5,5 mil. Outras funções, como esmerilador de metal, com 90 vagas, o salário é de aproximadamente R$ 2,1 mil.

A lista com todas as vagas está disponível no site da Prefeitura de Joinville. O interessado em se candidatar a uma das oportunidades pode ir até o Cepat, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com documentos pessoais. O endereço é rua Abdon Batista, 342, no Centro. É possível também fazer o processo online, pelo aplicativo Sine Fácil, que pode ser baixado gratuitamente no celular.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom.  

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Prefeitura de Joinville abre prazo para solicitação de revisão do IPTU 2023

A partir desta terça-feira (3), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), inicia o período para requerimento de revisão do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício de 2023. O prazo para envio das solicitações vai até o dia 3 de fevereiro (sexta-feira), às 18h.

Os pedidos devem ser feitos pela internet, por meio do portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville, pelo link.

O serviço é gratuito e, para solicitar, é preciso enviar cópia do carnê de IPTU, documentos pessoais do proprietário ou do representante legal do imóvel, além de documentos específicos para cada caso de pedido de revisão (alteração de área, desmembramento, topografia, pavimentação, entre outros).

De acordo com o gerente da Unidade de Gestão de Arrecadação da Sefaz, Caio do Amaral, o atendimento eletrônico oferece comodidade ao contribuinte, que pode fazer o requerimento de revisão, de casa ou do trabalho, evitando o deslocamento e a formação de filas.

“Estamos oferecendo mais orientação e qualidade na informação para o acesso eletrônico. O objetivo é facilitar o atendimento, evitando filas e deslocamentos desnecessários”, explica o gerente.

Atendimento presencial deve ser agendado

Para os contribuintes que tiverem dificuldade no acesso ao meio eletrônico, haverá atendimentos presenciais na Sefaz (prédio Central da Prefeitura de Joinville), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, ou nas Unidades Regionais de Obras, de acordo com o horário de funcionamento de cada Unidade.

Os atendimentos presenciais deverão ser agendados com antecedência, pelo WhatsApp (47) 98901-1256, com envio de mensagens de texto.

As informações completas sobre o requerimento de revisão do IPTU 2023, incluindo relação dos documentos necessários, estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville. Na capa do site, um botão escrito “IPTU” direciona para o serviço e para outras funções como emissão de 2ª via.

De acordo com Caio do Amaral, dúvidas em relação ao valor do IPTU são a principal causa do pedido de revisão do imposto. Neste ano, o IPTU teve reajuste de 7,17%, que corresponde à inflação acumulada no período compreendido entre outubro de 2021 a setembro de 2022, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No entanto, fatores como recadastramento imobiliário, ampliação de áreas e calçadas, podem alterar o valor da alíquota aplicada. Por isso, a principal orientação ao contribuinte é verificar o carnê do IPTU onde estão especificadas eventuais alterações cadastrais do imóvel.

“Recomendamos que o contribuinte leia o seu carnê de IPTU, compare com os anteriores e confira se houve alterações. Se for constatado algo em relação à metragem ou se houver a percepção de que a alíquota pode não estar adequada, pode-se entrar com o pedido de revisão de IPTU, que será analisado”, explica o gerente.

O prazo da Prefeitura de Joinville para emissão do parecer sobre o pedido de revisão é de até 180 (cento e oitenta) dias. A situação e o resultado do processo poderão ser consultados no portal de Autosserviços.

Prazos para quitação

O contribuinte tem até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e até 10 de fevereiro com 8% de desconto. Para pagamento parcelado, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2023, com o valor dividido em dez parcelas.

O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Lotéricas, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob São Miguel.

O carnê do IPTU 2023 está com novo formato, porém estão mantidas as informações do carnê e também a quantidade de parcelas. A expectativa de arrecadação é de R$ 220 milhões.

Cuidado com mensagens falsas

Um áudio voltou a circular em aplicativo de mensagem alegando que os carnês de IPTU estão com problema. Essa informação não é verdadeira. Os carnês de IPTU da Prefeitura de Joinville distribuídos pelos Correios são válidos.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom.

Defesa Civil de Joinville alerta para risco de temporais nos próximos dias

A Defesa Civil de Joinville monitora a possibilidade de temporais no início dessa semana. Até quarta-feira (4/1), a meteorologia indica que a passagem de uma frente fria pela região Sul do Brasil pode causar temporais, e com isso há risco de deslizamento, alagamentos pontuais e enxurradas.

Para a região de Joinville, o risco é moderado. “Nós recomendamos que os moradores acompanhem os alertas emitidos pela Defesa Civil. Nesse período de calor intenso, a situação pode mudar rapidamente. Por isso, é importante ter o número cadastrado para receber gratuitamente as mensagens da Defesa Civil no celular”, orienta Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Quem ainda não se cadastrou, pode enviar o número do CEP da sua residência, por mensagem de texto (SMS), para o número 40199. O serviço é gratuito.

Em caso de chuva forte, com vento e raio, a recomendação da Defesa Civil é de buscar um local seguro para se abrigar. Não ficar próximo de janelas, árvores e placas ou objetos que possam ser arremessados com o vento. Outra dica é para os banhistas. Não é recomendado que fiquem dentro da água em praias ou rios durante o temporal.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199. Já os Bombeiros Voluntários atendem pelo 193.

Fonte: Prefeitura de Joinville/Secom.