segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Prefeitura decreta Situação de Emergência após vazamento de produto químico na Serra Dona Francisca

Na manhã desta segunda-feira (29), a Prefeitura de Joinville publica o Decreto de Situação de Emergência em função do acidente ocorrido com produto químico ocorrido na Serra Dona Francisca. A Companhia Águas de Joinville alerta para a necessidade de economizar água na cidade.

A captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada às 10h. O fechamento ocorreu para que o local não receba água com resíduos provenientes do acidente.

Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.

Lideranças da Prefeitura, Águas de Joinville e Forças de Segurança da cidade estão reunidas no Gabinete de Crise para acompanhar a situação.

O prefeito Adriano Silva sobrevoou o local com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, e constatou que o produto avança com velocidade pelas águas da região.

“Estamos agindo rapidamente e tomando todos os cuidados para garantir a segurança de todos, mas é necessário que a população colabore, economize água e evite o desperdício”, afirma o prefeito.

Saúde do motorista

A Prefeitura de Joinville, por meio do Hospital Municipal São José, informa que o motorista do caminhão que se acidentou na Serra Dona Francisca na manhã desta segunda-feira (29) está em observação em estado estável. O homem de 59 anos teve ferimentos pelo corpo e está consciente. Ainda não há previsão de alta.

Companhia Águas de Joinville fecha preventivamente ETA do Cubatão

A Prefeitura de Joinville e a Companhia Águas de Joinville instalaram um Gabinete de Crise para acompanhar a situação envolvendo o vazamento de produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. Como primeira medida, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão fechou preventivamente a captação.

A medida tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e pode ocasionar interrupção no abastecimento de água nos bairros Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.

Prefeitura apoia ações de contenção

Na manhã desta segunda-feira (29) um caminhão de transporte de produto químico capotou na SC-418 (Serra Dona Francisca). A situação está sendo conduzida pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com apoio de diversos órgãos.

Além da atuação das equipes técnicas da Companhia Águas de Joinville na análise da água, a Prefeitura de Joinville está com equipes de trabalho no local. O prefeito Adriano Silva sobrevoou a região ainda durante a manhã desta segunda-feira para avaliar a situação.

Equipes da Defesa Civil da cidade e também da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), por meio da unidade de Gestão Ambiental, estão no local para ajudar nas medidas de contenção e orientar em relação às questões técnicas necessárias.

ETA Piraí opera normalmente

A Estação de Tratamento de Água do Piraí, localizada na região do bairro Vila Nova, não sofre interferência do rio Cubatão. Segundo técnicos da Companhia Águas de Joinville, a ETA dentro da normalidade.

Fonte e foto: Prefeitura de Joinville/CAJ - Secom. 

Nenhum comentário: