quarta-feira, 29 de junho de 2016

Exposição de fotos e concurso para rainha abrem festejos dos 150 anos do Vila Nova


Uma exposição com 140 fotos da região urbana e rural do Vila Nova e a eleição das rainhas infantil, adulta e da melhor idade abrem as comemorações do aniversário de 150 anos do bairro Vila Nova. Os eventos ocorrem no Sesc Comunidade, neste sábado (2), a partir das 19 horas. 

Para a exposição, denominada Vila Nova Ontem e Hoje, a arquiteta e urbanista Rosana Barreto Martins selecionou 140 imagens de lugares e propriedades da região. É um resgate das construções históricas, como o antigo cemitério dos suíços, a cachoeira do Piraí, casas antigas e estradas rurais que fazem parte dos 150 anos do bairro. O lançamento da exposição ocorre às 19 horas, na sala de reuniões do Sesc Comunidade.

Autora do livro “Cantos E(n) Cantos – Vivendo a área rural – Roteiro Turístico, Arquitetônico e Cultural Cidade de Joinville” lançado em 2015, Rosana Martins é mentora e participante do grupo “Amigos da Memória – Resgatando a História de Joinville” iniciado em 2014. Também desenvolve pesquisas nas áreas de turismo, preservação e paisagem cultural, patrimônio cultural, educação patrimonial, identidade e memória.

Às 19h30, também no ginásio do Sesc, inicia a premiação das candidatas à rainha do bairro Vila Nova. Concorrem neste ano candidatas nas faixas infantil, adulta e terceira idade. Serão no total 12 participantes. A eleição das rainhas e princesas infantil e adulta ocorrem mediante a venda de votos na comunidade. Já a miss simpatia de cada categoria e a miss terceira idade serão eleitas por um corpo de sete jurados. 

Programação

A Festa de Aniversário do Vila Nova contempla uma série de atividades ao longo do mês de julho, e culmina com a grande festa no dia 7 de agosto. Por questões de logística, o desfile que seria realizado no dia do aniversário, 5 de julho, envolvendo as escolas municipais e estadual, foi transferido para setembro, quando ocorre o desfile cívico da indenpendência.

Mas a programação ainda prevê o Dia do Pedal e a Volta da Vila, no dia 10, às 9 horas; 1ª Amostra de Dança da Vila, no dia 16; Passeios turísticos pela região rural, dias 17, 24 e 31 de julho; Praça do Skate, dia 30 e Jogo de Futsal JEC x Krona, no dia 23 de Julho. 

Mais informações podem ser obtidas pelo fone 9158-4664, com Adilson Girardi, coordenador do Vila Nova 150 Anos. 

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns Girardi, manter a memória nos faz lembrar as nossas origens, para melhor trilharmos o amanhã. Att Ramiro