quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura de Joinville lança projeto ‘Feiras nos Bairros

Com o objetivo de expandir feiras culturais para os bairros de Joinville, em parceria com as lideranças locais, a Prefeitura de Joinville, através da Fundação Cultural, lança o projeto ‘Feiras nos Bairros’. 

A proposta é estimular a economia criativa, com geração de fonte de renda para artesãos e artistas; criar momento de convivência para a comunidade local; e divulgar talentos, artistas e artesãos locais, priorizando aqueles que moram no bairro.

A Fundação Cultural será a responsável por realizar as inscrições dos feirantes, expedir autorizações e orientá-los para obtenção das demais liberações necessárias. A Fundação também irá auxiliar na divulgação destas feiras.

No site da Fundação Cultural - fundacaocultural.joinville.sc.gov.br- está disponível o regulamento do projeto ‘Feira nos Bairros’, para que as comunidades interessadas em abrigar uma feira conheçam o processo.

O presidente da Fundação Cultural de Joinville e vice-prefeito, Rodrigo Coelho, destacou que a Prefeitura de Joinville encabeçou a criação destas feiras, com a Feira do Príncipe. 

“Além de ser uma ótima opção cultural para a população, a ideia é fortalecer os artistas e artesãos locais e melhorar a renda deles”, observou Coelho.

Feira do Vila Nova

No dia 17 de outubro será realizada a primeira edição da Feira do Vila Nova, das 9 às 14 h. 

O evento irá ocorrer no terceiro sábado de cada mês, no espaço ao lado da Terminal Urbano do Vila Nova. A exemplo da Feira do Floresta, também será organizada pelos moradores com o apoio da Fundação Cultural. 

Outras feiras

Em 9 de março de 2014, a Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Joinville lançaram a Feira do Príncipe, que ocorre no segundo domingo de cada mês na rua do Príncipe. O evento reúne, no Centro da cidade, cerca de 300 expositores que oferecem várias opções de artesanato, brechó, antiguidades, artes na hora e gastronomia. No palco da Praça Nereu Ramos são realizadas apresentações culturais. 

Já em abril deste ano, nasceu a Feira do Floresta, organizada pela Fundação Cultural e moradores do bairro. O evento ocorre no quarto sábado de cada mês, na Praça Tiradentes, nos mesmos moldes da Feira do Príncipe. Participam artesãos e chefs de cozinha do bairro Floresta.

A Fundação Cultural realiza também o ‘Sábado na Estação’, mensalmente, no quarto sábado. Na Estação da Memória, o público confere o tradicional mercado de pulgas, artesanato, brechó e apresentações musicais. 

Nenhum comentário: