terça-feira, 11 de novembro de 2014

Fundação 25 de Julho realiza capacitação de agentes comunitários

Capacitação foi realizada na região rural do Vila Nova
A Fundação Municipal 25 de Julho, em parceria com o programa ProgeSUS e as Regionais de Saúde do Vila Nova e de Pirabeiraba, promoveram a capacitação de 25 agentes comunitários de saúde que atuam na região rural de Joinville, nesta segunda-feira (10), na Estação da Saúde, antiga Escola Municipal André Immetzberger, na zona rural do bairro Vila Nova.

O encontro propôs a compreensão de procedimentos da assistência social, pois a região não possui CRAS. De acordo com a assistente social da Fundação 25 de Julho, Jaqueline do Rocio Alves Coelho, o objetivo é que os agentes sejam capacitados a compreenderem a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistencia Social (SUAS), no que diz respeito às questões de saúde do paciente e da família atendida, correlacionado também com as necessidades de educação, habitação e cultura.

"O objetivo é ampliar o conhecimento dos profissionais para perceberem essas questões sociais que também precisam ser atendidas. A proposta é estar interagindo e articulando políticas públicas em um todo, não só com relação à assistência social e a saúde", explica.

Ela ressalta a importância desse trabalho na área rural. "Muitas pessoas da área rural não possuem o Cadastro Único na Secretaria de Assistência Social e isso faz com que essa população, onde também se encontram o dependente químico, o idoso, o deficiente, a criança que trabalha, não seja percebida.

Por isso, o trabalho dos agentes comunitários é apresentar esses dados ao município", diz.

Fonte: Prefeitura de Joinville - Foto Rogério da Silva/Secom

Nenhum comentário: