circulando na vila

Bem vindo a este espaço, que se propõe divulgar as principais notícias do Vila Nova e região. Participe, com sugestões, ideias, fotografias...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estação meteorológica já opera na Estrada do Salto

Estação do Vila Nova está na Estrada do Salto II
A estação meteorológica instalada pela Epagri em parceria com a Fundação 25 de Julho no Vila Nova já está em funcionamento. Construída em terreno cedido por agricultor Reinaldo Giffhorn, da Estrada do Salto II, região rural do bairro, a estação é a mais completa em operação em Joinville. De acordo com o Gerente Regional da Epagri, Onévio Zabot, a estação do Vila Nova vai possibilitar medir a velocidade e direção do vento, a radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e a umidade relativa do ar. Os dados podem ser visualizados por qualquer cidadão a partir da página da Epagri na Internet (www.epagri.sc.gov.br) e servem de referência para que os técnicos da Fundação 25 de Julho possam monitorar o clima na região.
Uma estação meteorológica é um local onde são recolhidos dados para análise das condições climáticas. Encontram-se equipadas com instrumentos (ou sensores eletrônicos) de medição e registro das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a previsão do tempo e para a caracterização do clima, pelo que também podem ser designadas por estações climatológicas. Em nossos dias, por meio de programas de computador, integram-se os dados coletados, permitindo a sua apresentação. Na maior parte das estações de última geração os dados são enviados para computadores remotos, através de linhas telefônicas, rede GSM ou outros meios de transmissão.

Nenhum comentário: